Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24455Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Denis Rodrigues da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3661725708142345 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Marin, Alda Junqueira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8878122935856466 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-02-02T19:15:13Z | - |
| dc.date.available | 2022-02-02T19:15:13Z | - |
| dc.date.issued | 2021-09-23 | - |
| dc.identifier.citation | Silva, Denis Rodrigues da. Relações sociais entre crianças e os brinquedos na escola de educação infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24455 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa, inserida na linha “Instituição Escolar, práticas pedagógicas e formação de educadores”, do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, investigou a relação social das crianças, suas interações para entrada e permanência nos grupos por meio da troca dos brinquedos. Utilizando os conceitos de grupo (HORKHEIMER e ADORNO, 1973), troca (MARX, 1978), brinquedos (BENJAMIN, 2002; 2012), indústria cultural (ADORNO, 2002) e jogo simbólico (PIAGET, 1964), este estudo ex-post facto analisa relatos de pesquisa de campo em dissertações e teses que descrevem momentos de brincadeiras de crianças, na Educação Infantil, em escolas públicas com alunos entre três e seis anos nas suas interações e organização em grupos. Por meio das categorias de análise, agrupamentos e relações entre as crianças mediadas pelos brinquedos e a relação entre o agrupamento com o dono da brincadeira e sua apropriação, a pesquisa procura compreender como elas trocam os brinquedos para acesso à brincadeira, assim como se apropriam dos brinquedos e da própria brincadeira. As considerações revelam autonomia das crianças, interesses particulares e coletivos, representações embasadas pela indústria cultural, assim como significâncias por meio do jogo simbólico, baseado principalmente pelo sentido de interdependência das relações sociais | pt_BR |
| dc.description.abstract | This research, inserted in the “school instituion, pedagogical pratices and traing of educators” of the Postgraduate Studies Program in Education: History, Politcs, Society of the Pontifical Catholic University of São Paulo, investigated the social relationships of childrens, their interactions to enter and remain in groups through the exchang of toys. Using the concepts of group (HORKHEIMER e ADORNO, 1973), exchange (MARX, 1978), toy (BENJAMIN, 2002; 2021), cultural industry (ADORNO, 2002) and symbolic game (PIAGE, 1964), this ex-post facto reasearch analyzes reports of field research in dissertations and theses that describe children’s moment and games in early Childhood Education in public schools with children between three and six years old in their interactions and organization in groups. Through the analysis categories, groupins and relationship between children mediated by toys and the relationship between the grouping with the owner of the game and its appropriation, the research seeks to understand how the children exchange toys for prank access, as well as takes ownership of toys and own joke. The considerations reveal the children's autonomy, private and collective interests, representations based on the cultural industry, as well as significance through symbolic play, based mainly on the sense of interdependence of social relations | en_US |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Relações sociais | pt_BR |
| dc.subject | Grupos | pt_BR |
| dc.subject | Childhood Education | en_US |
| dc.subject | Social relations | en_US |
| dc.subject | Groups | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Relações sociais entre crianças e os brinquedos na escola de educação infantil | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Denis Rodrigues da Silva.pdf | 581,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

