REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24437
Tipo: Dissertação
Título: Educação para cidadania digital: conceitos, dimensões e reflexões
Título(s) alternativo(s): Education for digital citizenship: concepts, dimensions and reflections
Autor(es): Correia, Celise Monteiro França
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: Este estudo se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Objetiva identificar a perspectiva de diferentes autores sobre o tema cidadania digital na educação, nas produções científicas em língua portuguesa, no período de 2014 a 2020. Possui abordagem qualitativa. Para aprofundar o tema, por meio de Revisão Sistemática da Literatura, a busca foi realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e no Portal de Periódico da Capes. Os dados coletados foram analisados criticamente em busca da identificação dos conceitos de “cidadania digital”, evidenciados pelos autores das pesquisas e artigos científicos. Para análise dos dados, é empregado um sistema tecnológico de análise qualitativa, o Software Nvivo12. No levantamento, identificou-se que existem poucas pesquisas sobre o tema, o que tensiona a necessária discussão sobre cidadania digital na educação e a formação de um sujeito crítico e participativo, que conheça seus direitos e deveres na internet e tenha consciência e responsabilidade para navegar de forma segura, compreendendo o que é feito com seus dados. E, também como ser um leitor crítico ao acessar informações na internet e não propagar desinformação
Abstract: This study is part of the research line New Technologies in Education, of the Pontifical Catholic University of São Paulo's Postgraduate Program in Education: Curriculum. It aims to identify the perspective of different authors about digital citizenship in education, from scientific productions in Portuguese language, from 2014 to 2020. The study is of a qualitative approach. To further explore the theme, by means of a Systematic Literature Review, the search was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) database, in the Open Access Scientific Repositories of Portugal (RCAAP), and in the Capes Periodical Portal. The collected data were critically analyzed in order to identify the concepts of “digital citizenship”, highlighted by the authors of the research and scientific articles. For data analysis, it´s used a qualitative analysis technological system, the Nvivo12 Software. In the survey, it was identified that there is little research on the subject, which stresses the necessary discussion about digital citizenship in education and the formation of a critical and participatory person, who knows his rights and duties on the Internet and has the awareness and responsibility to browse safely, understanding what is done with his data. And, also, how to be a critical reader when accessing information on the internet, not spreading misinformation
Palavras-chave: Letramento digital
Cidadania digital
Educação midiática
Digital literacy
Digital citizenship
Media education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Correia, Celise Monteiro França. Educação para cidadania digital: conceitos, dimensões e reflexões. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24437
Data do documento: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celise Monteiro França Correia.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.