REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Celise Monteiro França-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798233961379373pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria da Graça Moreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868517261081624pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-02T19:01:59Z-
dc.date.available2022-02-02T19:01:59Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationCorreia, Celise Monteiro França. Educação para cidadania digital: conceitos, dimensões e reflexões. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24437-
dc.description.resumoEste estudo se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Objetiva identificar a perspectiva de diferentes autores sobre o tema cidadania digital na educação, nas produções científicas em língua portuguesa, no período de 2014 a 2020. Possui abordagem qualitativa. Para aprofundar o tema, por meio de Revisão Sistemática da Literatura, a busca foi realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e no Portal de Periódico da Capes. Os dados coletados foram analisados criticamente em busca da identificação dos conceitos de “cidadania digital”, evidenciados pelos autores das pesquisas e artigos científicos. Para análise dos dados, é empregado um sistema tecnológico de análise qualitativa, o Software Nvivo12. No levantamento, identificou-se que existem poucas pesquisas sobre o tema, o que tensiona a necessária discussão sobre cidadania digital na educação e a formação de um sujeito crítico e participativo, que conheça seus direitos e deveres na internet e tenha consciência e responsabilidade para navegar de forma segura, compreendendo o que é feito com seus dados. E, também como ser um leitor crítico ao acessar informações na internet e não propagar desinformaçãopt_BR
dc.description.abstractThis study is part of the research line New Technologies in Education, of the Pontifical Catholic University of São Paulo's Postgraduate Program in Education: Curriculum. It aims to identify the perspective of different authors about digital citizenship in education, from scientific productions in Portuguese language, from 2014 to 2020. The study is of a qualitative approach. To further explore the theme, by means of a Systematic Literature Review, the search was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) database, in the Open Access Scientific Repositories of Portugal (RCAAP), and in the Capes Periodical Portal. The collected data were critically analyzed in order to identify the concepts of “digital citizenship”, highlighted by the authors of the research and scientific articles. For data analysis, it´s used a qualitative analysis technological system, the Nvivo12 Software. In the survey, it was identified that there is little research on the subject, which stresses the necessary discussion about digital citizenship in education and the formation of a critical and participatory person, who knows his rights and duties on the Internet and has the awareness and responsibility to browse safely, understanding what is done with his data. And, also, how to be a critical reader when accessing information on the internet, not spreading misinformationen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectCidadania digitalpt_BR
dc.subjectEducação midiáticapt_BR
dc.subjectDigital literacyen_US
dc.subjectDigital citizenshipen_US
dc.subjectMedia educationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleEducação para cidadania digital: conceitos, dimensões e reflexõespt_BR
dc.title.alternativeEducation for digital citizenship: concepts, dimensions and reflectionsen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celise Monteiro França Correia.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.