REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23842
Tipo: Dissertação
Título: Adaptação de jogos digitais para jogos de tabuleiro
Autor(es): Martins, José Arthur Vigilante
Primeiro Orientador: Braga, Alexandre Santaella
Resumo: Jogos de tabuleiro são de fato uma mídia antiga de entretenimento e sempre tiveram sua importância social. Este trabalho tem como objetivo estudar a possível aplicação de uma metodologia para auxiliar no movimento pós moderno de adaptação de jogos primariamente digitais para jogos de tabuleiro. Entendendo o que é uma adaptação, suas formas de engajamento e porquê se realizar uma adaptação. Uma metodologia para se identificar os pontos principais da obra original, o core, a essência do jogo digital a ser transferida para o jogos de tabuleiro, que vai muito além da tradicional narrativa como principal objeto de transferência de uma mídia para outra. Nos jogos temos um impacto muito maior das mecânicas de jogo, seus desafios e sua jogabilidade, essa é a essência que não pode ser perdida e deve proporcionar uma experiência que o jogador consiga criar em sua mente, uma ligação com a obra principal a fim de não prejudicar sua experiência desejada. Para qualificar a metodologia será feita a análise de jogos já adaptados no mercado, considerando a revisão com a experiência da comunidade e crítica e aplicando a tríade: mecânicas de Jogo, Desafios e narrativa para identificar os possíveis erros e acertos
Abstract: Board games are, with no doubt, an old entertainment media and have always had their social importance. This study aims to reach the possible application of a methodology to assist in the post-modern movement of adapting digital to board games. Passing trough what an adaptation is, its forms of engagement and why an adaptation is made. With a methodology to identify the main points of the original work, the core, the essence of the digital game to be transferred to the board game, which goes far beyond the traditional narrative as the main tool of transference from one media to another. In games we have a much greater impact of the mechanics, their challenges and gameplay, this is the essence that cannot be forgotten and should provide an experience that the player can create within his mind a connection with the main work in order to not interfere in your desired experience. In order to qualify the methodology, the analysis of games already adapted in the market will be made considering the review and the experience of the community and critics by applying the triad: Game Mechanics, Challenges and Narrative to identify the possible mistakes and success
Palavras-chave: Jogos digitais - Adaptação
Jogos de tabuleiro
Digital games - Adaptation
Board games
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Citação: Martins, José Arthur Vigilante. Adaptação de jogos digitais para jogos de tabuleiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23842
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Arthur Vigilante Martins.pdf733,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.