REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
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Tipo: Dissertação
Título: Da palavra à imagem: o jogo mimético do brincar no conto “Teleco, o coelhinho”, de Murilo Rubião
Título(s) alternativo(s): From the word to image: the mimetic game of playing in Murilo Rubião’s tale “Teleco, o coelhinho”
Autor(es): Lazzarini, Maria Carolina Lins Reginato
Primeiro Orientador: Cardoso, Elizabeth
Resumo: O presente trabalho propõe ler e interpretar o conto “Teleco, o coelhinho” (1965/2016), de Murilo Rubião, apoiando-se no realismo mágico e no jogo das semelhanças nãosensíveis, com vistas a identificar o brincar em sua capacidade mimética, tendo como eixo principal a metamorfose da personagem que dá nome ao conto e (des)encanta o narrador. Com o objetivo de ampliar a leitura da obra em questão, ao associá-la com perspectivas não frequentes na fortuna crítica do autor brasileiro, são elencados os seguintes aportes teóricos: A literatura do maravilhoso (1987), de Alejo Carpentier, o ensaio “As imagens do realismo mágico” (2004), de Karl Erik Schollhammer, e O realismo maravilhoso (2017), de Irlermar Chiampi, para delinear o conceito de realismo mágico e suas variáveis; já os ensaios “Doutrina das semelhanças” (1933/2012), “Brinquedo e Brincadeira” (1928/2012) e “História Cultural do Brinquedo” (1928/2012), do filósofo Walter Benjamin, embasam nossa reflexão sobre o conceito da produção de semelhanças não-sensíveis, sendo corroborados pelos escritos “Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin” (2009), de Anita Helena Schlesener, e “A criança no limiar do labirinto” (2013), de Jeanne Marie Gagnebin. A partir desses estudos, espera-se compreender os procedimentos artísticos empregados na construção da metamorfose da personagem como essência do brincar em “Teleco, o coelhinho”, de Murilo Rubião, bem como levantar discussões acerca do brincar como um possível constituinte narrativo no conto
Abstract: The present study proposes to read and interpret Murilo Rubião's tale “Teleco, o coelhinho” (1965/2016), relying on the magical realism and in the game of nonsensuous similarity, aiming to identify the play in its mimetic capacity, having as main axis the character's metamorphosis that gives name to the story and (non)enchants the narrator. In order to broaden up the reading of the work in question, by associating it with nonfrequent perspectives in the critical fortune of the Brazilian author, the following theoretical contributions are listed: A literatura do maravilhoso (1987), by Alejo Carpentier, Karl Erik Schollhammer's essay “As imagens do realismo mágico” (2004), and O realismo maravilhoso (2017), by Irlermar Chiampi, to delineate the concept of magical realism and its variables; Walter Benjamin's essays “Doctrine of the Similar” (1933/2012), “Toys and Play” (1928/2012), and “The Cultural History of Toys” (1928/2012) support our reflection on the concept of production of nonsensuous similarities, being corroborated by the writings of Anita Helena Schlesener, “Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin” (2009), and Jeanne Marie Gagnebin's, “A criança no limiar do labirinto” (2013). From these studies, it is expected to understand the artistic procedures used in the construction of the character's metamorphosis as the essence of playing in Murilo Rubião's “Teleco, o coelhinho”, as well as to raise a collaborative discussion about playing as a possible narrative constituent to the tale
Palavras-chave: Rubião, Murilo [1916-1991] - Crítica e interpretação
Contos brasileiros
Realismo na literatura
Rubião, Murilo [1916-1991] - Criticism and interpretation
Short stories, Brazilian
Realism in literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Lazzarini, Maria Carolina Lins Reginato. Da palavra à imagem: o jogo mimético do brincar no conto “Teleco, o coelhinho”, de Murilo Rubião. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22710
Data do documento: 3-Set-2019
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