REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLazzarini, Maria Carolina Lins Reginato-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8058058H7por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Elizabeth-
dc.date.accessioned2019-10-17T12:44:06Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.identifier.citationLazzarini, Maria Carolina Lins Reginato. Da palavra à imagem: o jogo mimético do brincar no conto “Teleco, o coelhinho”, de Murilo Rubião. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22710-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe ler e interpretar o conto “Teleco, o coelhinho” (1965/2016), de Murilo Rubião, apoiando-se no realismo mágico e no jogo das semelhanças nãosensíveis, com vistas a identificar o brincar em sua capacidade mimética, tendo como eixo principal a metamorfose da personagem que dá nome ao conto e (des)encanta o narrador. Com o objetivo de ampliar a leitura da obra em questão, ao associá-la com perspectivas não frequentes na fortuna crítica do autor brasileiro, são elencados os seguintes aportes teóricos: A literatura do maravilhoso (1987), de Alejo Carpentier, o ensaio “As imagens do realismo mágico” (2004), de Karl Erik Schollhammer, e O realismo maravilhoso (2017), de Irlermar Chiampi, para delinear o conceito de realismo mágico e suas variáveis; já os ensaios “Doutrina das semelhanças” (1933/2012), “Brinquedo e Brincadeira” (1928/2012) e “História Cultural do Brinquedo” (1928/2012), do filósofo Walter Benjamin, embasam nossa reflexão sobre o conceito da produção de semelhanças não-sensíveis, sendo corroborados pelos escritos “Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin” (2009), de Anita Helena Schlesener, e “A criança no limiar do labirinto” (2013), de Jeanne Marie Gagnebin. A partir desses estudos, espera-se compreender os procedimentos artísticos empregados na construção da metamorfose da personagem como essência do brincar em “Teleco, o coelhinho”, de Murilo Rubião, bem como levantar discussões acerca do brincar como um possível constituinte narrativo no contopor
dc.description.abstractThe present study proposes to read and interpret Murilo Rubião's tale “Teleco, o coelhinho” (1965/2016), relying on the magical realism and in the game of nonsensuous similarity, aiming to identify the play in its mimetic capacity, having as main axis the character's metamorphosis that gives name to the story and (non)enchants the narrator. In order to broaden up the reading of the work in question, by associating it with nonfrequent perspectives in the critical fortune of the Brazilian author, the following theoretical contributions are listed: A literatura do maravilhoso (1987), by Alejo Carpentier, Karl Erik Schollhammer's essay “As imagens do realismo mágico” (2004), and O realismo maravilhoso (2017), by Irlermar Chiampi, to delineate the concept of magical realism and its variables; Walter Benjamin's essays “Doctrine of the Similar” (1933/2012), “Toys and Play” (1928/2012), and “The Cultural History of Toys” (1928/2012) support our reflection on the concept of production of nonsensuous similarities, being corroborated by the writings of Anita Helena Schlesener, “Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin” (2009), and Jeanne Marie Gagnebin's, “A criança no limiar do labirinto” (2013). From these studies, it is expected to understand the artistic procedures used in the construction of the character's metamorphosis as the essence of playing in Murilo Rubião's “Teleco, o coelhinho”, as well as to raise a collaborative discussion about playing as a possible narrative constituent to the taleeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/50751/Maria%20Carolina%20Lins%20Reginato%20Lazzarini.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRubião, Murilo [1916-1991] - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectContos brasileirospor
dc.subjectRealismo na literaturapor
dc.subjectRubião, Murilo [1916-1991] - Criticism and interpretationeng
dc.subjectShort stories, Brazilianeng
dc.subjectRealism in literatureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleDa palavra à imagem: o jogo mimético do brincar no conto “Teleco, o coelhinho”, de Murilo Rubiãopor
dc.title.alternativeFrom the word to image: the mimetic game of playing in Murilo Rubião’s tale “Teleco, o coelhinho”eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Carolina Lins Reginato Lazzarini.pdf9,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.