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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44076
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições do chatGPT para o estudo de Matemática e para a Educação matemática |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of ChatGPT to the study of Mathematics and to Mathematics Education |
Autor(es): | Correia, David Zatz |
Primeiro Orientador: | Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
Resumo: | No final de 2022, a OpenAI lançou o ChatGPT, uma ferramenta baseada em inteligência artificial generativa que interage com os usuários de maneira semelhante à comunicação humana. O rápido crescimento na popularidade dessa tecnologia suscitou preocupações em relação ao seu uso no campo educacional, especialmente no que diz respeito ao ensino de Matemática. O desempenho do modelo nessa disciplina gerou apreensão quanto a possíveis impactos negativos na aprendizagem. Parte das limitações do ChatGPT decorre de sua natureza como um modelo generativo pré-treinado. O presente trabalho teve como objetivo identificar de que forma o ChatGPT pode contribuir para o estudo de tópicos específicos de Matemática e como pode ser integrado à prática docente, contribuindo para a Educação Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, buscando compreender o problema de forma mais detalhada, torná-lo mais explícito e propor hipóteses. No desenvolvimento do estudo, elaborou-se um panorama histórico sobre a evolução da inteligência artificial, investigou-se a estrutura do ChatGPT, abordando suas potencialidades e limitações, e analisou-se seu uso no contexto educacional, com foco específico na Educação Matemática. Foram examinadas as respostas do modelo a questões relacionadas a ideias fundamentais da Matemática, formuladas com base em textos de autores relevantes, além de sua capacidade de resolução de exercícios matemáticos de diferentes níveis de ensino. Cada aspecto das respostas foi avaliado, destacando tanto as potencialidades quanto as limitações do modelo. Além disso, foram exploradas estratégias para a criação de prompts mais eficazes no uso de ferramentas de inteligência artificial generativa. Esse conhecimento foi aplicado na elaboração de atividades e conteúdos direcionados à Educação Matemática, utilizando funcionalidades do ChatGPT, como o compartilhamento de textos. Os resultados indicam que, embora o ChatGPT esteja em constante aprimoramento, ainda apresenta limitações significativas que demandam ajustes. O uso dessa ferramenta requer cautela, sendo indispensável o pensamento crítico na verificação de suas respostas devido às alucinações e erros que podem ser cometidos pelo modelo |
Abstract: | At the end of 2022, OpenAI launched ChatGPT, a tool based on generative artificial intelligence that interacts with users in a manner resembling human communication. The rapid rise in the popularity of this technology has raised concerns regarding its use in the educational field, particularly in the teaching of Mathematics. The model's performance in this discipline has generated apprehension about potential negative impacts on learning. Some of ChatGPT’s limitations stem from its nature as a pretrained generative model. This study aimed to identify how ChatGPT can contribute to the study of specific mathematical topics and how it can be integrated into teaching practices to enhance Mathematics Education. To this end, an exploratory research study with a qualitative approach was conducted, seeking to understand the issue in greater detail, clarify it, and propose hypotheses. The study included a historical overview of the evolution of artificial intelligence, an investigation of ChatGPT’s structure, an analysis of its capabilities and limitations, and an examination of its use in educational contexts, with a specific focus on Mathematics Education. The model's responses to questions related to fundamental mathematical concepts—formulated based on texts by relevant authors—were examined, alongside its ability to solve mathematical exercises across different educational levels. Each aspect of the responses was evaluated, highlighting both the model’s strengths and its limitations. Additionally, strategies for creating more effective prompts for the use of generative AI tools were explored. This knowledge was applied to the design of activities and content tailored to Mathematics Education, utilizing ChatGPT's functionalities, such as textsharing features. The results indicate that, although ChatGPT is continually improving, it still presents significant limitations that require adjustments. The use of this tool demands caution, as critical thinking is indispensable for verifying its responses due to the hallucinations and errors the model may produce |
Palavras-chave: | Inteligência artificial generativa ChatGPT Potencialidades e Limitações Matemática Educação Matemática Tecnologias Generative artificial intelligence ChatGPT Potentialities and limitations Mathematics Mathematics education and technologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Citação: | Correia, David Zatz. Contribuições do chatGPT para o estudo de Matemática e para a Educação matemática. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44076 |
Data do documento: | 19-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
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