REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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dc.creatorSilva, Simone Simões da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7364213574044576pt_BR
dc.contributor.advisor1Maluf, Maria Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305774332490934pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-02T14:01:55Z-
dc.date.available2024-04-02T14:01:55Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.citationSilva, Simone Simões da. Alfabetização: estudo de desempenho em leitura e escrita de alunos do 2º, 3º, 4 e 5º anos do Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41211-
dc.description.resumoEm 2023, muitos brasileiros ainda enfrentam problemas com o analfabetismo de crianças, jovens e adultos. O resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016 mostrou que cerca de 54% dos alunos estão nos níveis mais baixos em Leitura e Matemática. A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 registrou os índices populacionais de analfabetismo, demonstrando que 6,6% da população de 15 a 59 anos e 18% de pessoas a partir de 60 anos não sabem ler. Somando-se a esses índices, no período de 2020- 2021, as escolas atenderam aos alunos remotamente, devido à crise sanitária do Covid-19. Ter domínio da linguagem escrita é pré-requisito fundamental para uma variedade de aprendizados e conquistas, além de mudar a maneira com que o cérebro interpreta o mundo. Esta pesquisa teve como objetivo verificar o desempenho de alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de São Paulo em leitura, escrita e compreensão de texto. Esperava-se domínio do sistema alfabético ao final do 2º ano e progressão dessas habilidades até o 5º ano. Perguntava-se, também, se haveria equilíbrio ou defasagem, durante esses anos de permanência na escola, entre ler, escrever e compreender. Foram aplicadas cinco atividades construídas e adaptadas do Instrumento para Breve Avaliação da Leitura, Escrita e Compreensão (IBALEC) concebido para avaliar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que não houve progressão contínua do aprendizado da leitura, escrita e compreensão de texto e que a maioria dos participantes da pesquisa ainda decodifica para realizar a leitura, o que sugere que as habilidades necessárias na alfabetização não se desenvolveram como o esperado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Espera-se que os resultados possam colaborar com educadores e com políticas a fim de melhorar os índices atuais em alfabetizaçãopt_BR
dc.description.abstractIn 2023 many Brazilians still face problems with illiteracy among children, young people, and adults. The result of the 2016 National Literacy Assessment (ANA) showed that around 54% of students are at the lowest levels in Reading and Mathematics. The 2019 Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) survey recorded population illiteracy rates, demonstrating that 6.6% of the population aged 15 to 59 and 18% of people aged 60 and over do not know how to read. Adding to these rates, in the period 2020-2021, schools served students remotely, due to the Covid-19 health crisis. Mastery of written language is a fundamental prerequisite for a variety of learning and achievements, in addition to changing the way the brain interprets the world. This research aimed to verify the performance of students in the 2nd, 3rd, 4th, and 5th years of Elementary School at a municipal school in the city of São Paulo in reading, writing, and understanding text. Mastery of the alphabetic system was expected at the end of the 2nd year and progression of these skills until the 5th year. It also wondered if there was a balance or gap, during these years of school, between reading, writing, and understanding. Five activities built and adapted from the Instrument for Brief Assessment of Reading, Writing and Comprehension (IBALEC) designed to evaluate students from the 1st to 5th year of Elementary School were applied. The results demonstrated that there was no continuous progression in learning to read, write and understand text, and that most research participants still decode to read, which suggests that the necessary skills in literacy did not develop as expected by the National Common Curricular Base (BNCC – 2018). It is expected that the results can collaborate with educators and policies to improve current literacy ratesen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectCompreensão de textopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCiência da leiturapt_BR
dc.subjectLiteracyen_US
dc.subjectReading and writingen_US
dc.subjectText comprehensionen_US
dc.subjectElementary Educationen_US
dc.subjectReading scienceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAlfabetização: estudo de desempenho em leitura e escrita de alunos do 2º, 3º, 4 e 5º anos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy: study of reading and writing performance of students in the 2nd, 3rd, 4th, and 5th years of Elementary Schoolen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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