Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33931
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Los pronombres personales en portugués de Brasil y en español: un estudio comparado |
Autor(es): | Araujo, Elaine Cristina de |
Primeiro Orientador: | Alonso, Maria Cibele Gonzalez Pellizzari |
Resumo: | A análise das especificidades linguísticas do espanhol e do português constitui um campo fértil para a pesquisa acadêmica e pedagógica. No presente trabalho, como objetivo principal, pretende-se aprofundar alguns aspectos desses estudos, analisando e comparando o uso dos pronomes pessoais, sujeito e de objeto direto e indireto, em textos de ambas as línguas. Para isso, considera-se o seguinte pressuposto teórico: o português do Brasil (PB) e o espanhol (E) são línguas assimétricas quanto ao uso dos pronomes pessoais (González, 2008). Como corpus de análise se utiliza o conto “¡Diles que no me maten!” do escritor mexicano Juan Rulfo (1953) e sua tradução ao português “Diga que não me matem!” de Eric Nepomuceno (Rulfo, 2004). Neste corpus aparecem formas pronominais relacionadas à oralidade, principalmente, em PB. Finalmente, propõe-se um módulo de exercícios de uma sequência didática, abordando de forma comparativa o uso dos pronomes pessoais em exercícios de leitura e escrita na sala de aula de espanhol como língua estrangeira (ELE) |
Palavras-chave: | Pronomes pessoais Análise comparada Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros |
Citação: | Araujo, Elaine Cristina de. Los pronombres personales en portugués de Brasil y en español: un estudio comparado. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33931 |
Data do documento: | 29-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELAINE CRISTINA DE ARAUJO.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.