Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33931
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araujo, Elaine Cristina de | - |
dc.contributor.advisor1 | Alonso, Maria Cibele Gonzalez Pellizzari | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:26:18Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T19:26:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
dc.identifier.citation | Araujo, Elaine Cristina de. Los pronombres personales en portugués de Brasil y en español: un estudio comparado. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33931 | - |
dc.description.resumo | A análise das especificidades linguísticas do espanhol e do português constitui um campo fértil para a pesquisa acadêmica e pedagógica. No presente trabalho, como objetivo principal, pretende-se aprofundar alguns aspectos desses estudos, analisando e comparando o uso dos pronomes pessoais, sujeito e de objeto direto e indireto, em textos de ambas as línguas. Para isso, considera-se o seguinte pressuposto teórico: o português do Brasil (PB) e o espanhol (E) são línguas assimétricas quanto ao uso dos pronomes pessoais (González, 2008). Como corpus de análise se utiliza o conto “¡Diles que no me maten!” do escritor mexicano Juan Rulfo (1953) e sua tradução ao português “Diga que não me matem!” de Eric Nepomuceno (Rulfo, 2004). Neste corpus aparecem formas pronominais relacionadas à oralidade, principalmente, em PB. Finalmente, propõe-se um módulo de exercícios de uma sequência didática, abordando de forma comparativa o uso dos pronomes pessoais em exercícios de leitura e escrita na sala de aula de espanhol como língua estrangeira (ELE) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pronomes pessoais | pt_BR |
dc.subject | Análise comparada | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | Los pronombres personales en portugués de Brasil y en español: un estudio comparado | es |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELAINE CRISTINA DE ARAUJO.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.