REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31010
Tipo: Tese
Título: Estratégias didáticas com uso de diferentes tecnologias: reflexões e avanços de um grupo de professores em uma formação sobre cônicas
Autor(es): Barbosa, Yuri Osti
Primeiro Orientador: Oliveira, Gerson Pastre de
Resumo: A presente tese investigou as formas pelas quais um grupo de estudos colaborativo, formado por professores de Matemática do Ensino Básico, cria possibilidades para a ressignificação da noção de cônicas, tendo por base o uso de estratégias didáticas com diferentes tecnologias. O ambiente virtual eleito foi a plataforma Zoom, onde os quatro professores, sujeitos da pesquisa, participaram de quatro encontros, nos quais foram realizadas discussões sobre cônicas, em seus aspectos didático, do conteúdo e tecnológico. Com o intuito de possibilitar ao grupo a comunicação assíncrona, foi criado um grupo de WhatsApp, onde os professores puderam trocar informações e pensar a respeito dos tópicos abordados nos encontros virtuais síncronos. Essa pesquisa se realizou numa abordagem qualitativa, onde o paradigma de pesquisa adotado foi de pesquisa participante. As análises dos encontros foram realizadas numa abordagem descritiva e interpretativa, onde buscou-se identificar e interpretar os significados produzidos pelos sujeitos durante as interações. Devido à excessiva carga de trabalho dos professores participantes da pesquisa os encontros realizados na plataforma Zoom precisaram ser adiados diversas vezes e apenas em um dos quatro encontros todos os professores estiveram presentes na plataforma. A dificuldade encontrada na realização dos encontros virtuais, atividades síncronas, foi compensada com a ativa participação dos professores na troca de informações e ideias no grupo de WhatsApp, ou seja, nas atividades assíncronas. As análises dos encontros foram desenvolvidas com base no conhecimento didático, tecnológico e do conteúdo, bem como nos diferentes níveis de fluência tecnológica. A Pandemia de COVID-19 foi um grande empecilho à pesquisa, onde todos os integrantes adoeceram em diferentes momentos. O isolamento social acabou se mostrando um catalisador à aversão que os docentes demonstraram em relação ao ensino à distância. Eles ansiavam por encontros presenciais e a volta à normalidade. Os aspectos didáticos discutidos nos encontros foram aqueles que mais atraíram a atenção dos professores, que se mostraram ansiosos em se aprofundar nesses aspectos. Um dos grandes problemas para a realização de atividades síncronas foi a insuficiente conexão com a internet. A falta de conhecimento prévio do conteúdo matemático impossibilitou um aprofundamento nas discussões. Apontamos para a eficácia da formação do grupo aqui apresentado, uma vez ampliado o número de encontros
Abstract: This thesis investigated the ways in which a collaborative study group, formed by Mathematics teachers of Basic Education, creates possibilities for the redefinition of the notion of conics, based on the use of didactic strategies with different technologies. The chosen virtual environment was the Zoom platform, where the four teachers, research subjects, participated in four meetings, in which discussions about conics were held, in their didactic, content and technological aspects. In order to make asynchronous communication possible for the group, a WhatsApp group was created, where teachers could exchange information and think about the topics covered in the synchronous virtual meetings. This research was carried out using a qualitative approach, where the research paradigm adopted was participant research. The analyzes of the meetings were carried out using a descriptive and interpretative approach, in which we sought to identify and interpret the meanings produced by the subjects during interactions. Due to the excessive workload of the teachers participating in the research, the meetings held on the Zoom platform had to be postponed several times and only in one of the four meetings were all the teachers present on the platform. The difficulty encountered in carrying out virtual meetings, synchronous activities, was compensated with the active participation of teachers in the exchange of information and ideas in the WhatsApp group, that is, in asynchronous activities. The analyzes of the meetings were developed based on didactic, technological and content knowledge, as well as different levels of technological fluency. The COVID-19 Pandemic was a major impediment to the research, where all members fell ill at different times. Social isolation turned out to be a catalyst for the aversion that teachers showed in relation to distance learning. They longed for faceto-face encounters and a return to normalcy. The didactic aspects discussed in the meetings were those that most attracted the attention of the professors, who were eager to delve deeper into these aspects. One of the major problems for carrying out synchronous activities was the insufficient internet connection. The lack of prior knowledge of the mathematical content made it impossible to deepen the discussions. We point to the effectiveness of the formation of the group presented here, once the number of meetings has increased
Palavras-chave: Professores
Formação continuada
Ambiente virtual
Cônicas
Tecnologia virtual
Ambiente virtual de aprendizagem
Teachers
Continuing education
Virtual environment
Conicals
Virtual technology
Virtual learning environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Barbosa, Yuri Osti. Estratégias didáticas com uso de diferentes tecnologias: reflexões e avanços de um grupo de professores em uma formação sobre cônicas. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31010
Data do documento: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yuri Osti Barbosa.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.