REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Tipo: Monografia de Especialização
Título: La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
Autor(es): Andres, Santiago Jordan Minetti
Primeiro Orientador: Allegro, Fernanda Rangel Pestana
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir o papel do PRAAT – uma ferramenta utilizada pela Ciência da Fala – para potencializar a aprendizagem e a pronúncia em língua espanhola. Para isso, se fará uso dessa ferramenta em conjunto com os estudos de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando no contexto de estudantes particulares de ELE com idades entre 25 y 40 anos, com dificuldades na pronúncia e distinção dos fonemas /x/ e /r/. Além disso, são usados os estudos em Fonética e Fonologia, de acordo com D’INTRONO (1995), para mostrar quais são as diferenças entre tais fonemas em língua portuguesa e espanhola, a isso se acrescenta o entendimento do papel da pronúncia segundo LLISRERRI (2003) e CANTERO (2003). Foram feitas gravações espontâneas e de leitura dos alunos com palavras, frases e textos com os fonemas /x/ e /r/ para fazer o contraste com a produção de um falante nativo e, logo após mostrar as produções no PRAAT, se investigou a possível melhora em suas pronúncias.
Abstract: El objetivo de este trabajo es discutir el rol del PRAAT – una herramienta utilizada en las Ciencias del Habla – para potencializar el aprendizaje y la pronunciación en lengua española. Para tanto se hará el uso de esa herramienta en conjunto con los estudios de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando en el contexto de estudiantes particulares de ELE con edades entre 25 y 40 años, con dificultades en la pronunciación y distinción de los fonemas /x/ y /r/. Además se usa de los estudios en Fonética y Fonología, según D’INTRONO (1995), para mostrar cuáles son las diferencias entre dichos fonemas en lengua portuguesa y española, y a eso se soma el entendimiento del rol de la pronunciación basado en LLISRERRI (2003) y CANTERO (2003). Fueron hechas grabaciones espontaneas y de lectura de los alumnos con palabras, frases y textos con los fonemas /x/ y /r/ para hacer el contraste con la producción de un hablante nativo e, tras enseñarles las producciones en PRAAT, se investigó la posible mejora en sus pronunciaciones.
Palavras-chave: PRAAT
Waveforms
Pronúncia
Dificuldades
Fonética
PRAAT
Waveforms
Pronunciación
Dificultades
Fonética
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros
Citação: Andres, Santiago Jordan Minetti. La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389
Data do documento: 31-Mar-2014
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