Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje |
Autor(es): | Andres, Santiago Jordan Minetti |
Primeiro Orientador: | Allegro, Fernanda Rangel Pestana |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir o papel do PRAAT – uma ferramenta utilizada pela Ciência da Fala – para potencializar a aprendizagem e a pronúncia em língua espanhola. Para isso, se fará uso dessa ferramenta em conjunto com os estudos de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando no contexto de estudantes particulares de ELE com idades entre 25 y 40 anos, com dificuldades na pronúncia e distinção dos fonemas /x/ e /r/. Além disso, são usados os estudos em Fonética e Fonologia, de acordo com D’INTRONO (1995), para mostrar quais são as diferenças entre tais fonemas em língua portuguesa e espanhola, a isso se acrescenta o entendimento do papel da pronúncia segundo LLISRERRI (2003) e CANTERO (2003). Foram feitas gravações espontâneas e de leitura dos alunos com palavras, frases e textos com os fonemas /x/ e /r/ para fazer o contraste com a produção de um falante nativo e, logo após mostrar as produções no PRAAT, se investigou a possível melhora em suas pronúncias. |
Abstract: | El objetivo de este trabajo es discutir el rol del PRAAT – una herramienta utilizada en las Ciencias del Habla – para potencializar el aprendizaje y la pronunciación en lengua española. Para tanto se hará el uso de esa herramienta en conjunto con los estudios de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando en el contexto de estudiantes particulares de ELE con edades entre 25 y 40 años, con dificultades en la pronunciación y distinción de los fonemas /x/ y /r/. Además se usa de los estudios en Fonética y Fonología, según D’INTRONO (1995), para mostrar cuáles son las diferencias entre dichos fonemas en lengua portuguesa y española, y a eso se soma el entendimiento del rol de la pronunciación basado en LLISRERRI (2003) y CANTERO (2003). Fueron hechas grabaciones espontaneas y de lectura de los alumnos con palabras, frases y textos con los fonemas /x/ y /r/ para hacer el contraste con la producción de un hablante nativo e, tras enseñarles las producciones en PRAAT, se investigó la posible mejora en sus pronunciaciones. |
Palavras-chave: | PRAAT Waveforms Pronúncia Dificuldades Fonética PRAAT Waveforms Pronunciación Dificultades Fonética |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros |
Citação: | Andres, Santiago Jordan Minetti. La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389 |
Data do documento: | 31-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.