REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndres, Santiago Jordan Minetti-
dc.contributor.advisor1Allegro, Fernanda Rangel Pestana-
dc.date.accessioned2022-10-25T21:01:11Z-
dc.date.available2022-10-25T21:01:11Z-
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.citationAndres, Santiago Jordan Minetti. La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é discutir o papel do PRAAT – uma ferramenta utilizada pela Ciência da Fala – para potencializar a aprendizagem e a pronúncia em língua espanhola. Para isso, se fará uso dessa ferramenta em conjunto com os estudos de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando no contexto de estudantes particulares de ELE com idades entre 25 y 40 anos, com dificuldades na pronúncia e distinção dos fonemas /x/ e /r/. Além disso, são usados os estudos em Fonética e Fonologia, de acordo com D’INTRONO (1995), para mostrar quais são as diferenças entre tais fonemas em língua portuguesa e espanhola, a isso se acrescenta o entendimento do papel da pronúncia segundo LLISRERRI (2003) e CANTERO (2003). Foram feitas gravações espontâneas e de leitura dos alunos com palavras, frases e textos com os fonemas /x/ e /r/ para fazer o contraste com a produção de um falante nativo e, logo após mostrar as produções no PRAAT, se investigou a possível melhora em suas pronúncias.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo es discutir el rol del PRAAT – una herramienta utilizada en las Ciencias del Habla – para potencializar el aprendizaje y la pronunciación en lengua española. Para tanto se hará el uso de esa herramienta en conjunto con los estudios de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando en el contexto de estudiantes particulares de ELE con edades entre 25 y 40 años, con dificultades en la pronunciación y distinción de los fonemas /x/ y /r/. Además se usa de los estudios en Fonética y Fonología, según D’INTRONO (1995), para mostrar cuáles son las diferencias entre dichos fonemas en lengua portuguesa y española, y a eso se soma el entendimiento del rol de la pronunciación basado en LLISRERRI (2003) y CANTERO (2003). Fueron hechas grabaciones espontaneas y de lectura de los alumnos con palabras, frases y textos con los fonemas /x/ y /r/ para hacer el contraste con la producción de un hablante nativo e, tras enseñarles las producciones en PRAAT, se investigó la posible mejora en sus pronunciaciones.es
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em O Ensino de Espanhol para Brasileirospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPRAATpt_BR
dc.subjectWaveformspt_BR
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectPRAATes
dc.subjectWaveformses
dc.subjectPronunciaciónes
dc.subjectDificultadeses
dc.subjectFonéticaes
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleLa pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizajees
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf3,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.