REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29017
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão na escola bilingue
Título(s) alternativo(s): Management in bilingual school
Autor(es): Cesso, Ligia Domingues Ramos
Primeiro Orientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Espósito, Artur Costa Neto
Espósito, Vitória Helena Cunha
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolver uma pesquisa para a criação de uma proposta de escola bilíngue. Sabe-se que na sociedade brasileira o inglês já é praticamente um requisito em todas as áreas. Na educação não é diferente. As pré-escolas estão cada vez mais reconhecendo o bilinguismo como uma prática benéfica e atraente. Sabe-se também que a maior parte dos educadores formados em pedagogia não tem a fluência necessária para atuar nessas instituições. Como procedimento adotado numa primeira etapa, estudou-se o bilinguismo e os tipos de educação bilíngue e se efetivou uma pesquisa teórica, que incluiu educadores e profissionais especializados em bilinguismo. Em uma segunda etapa, realizouse uma pesquisa de campo em uma escola bilíngue. A partir da análise dos dados levantados, elaborou-se o Contrato Social, a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar da Escola de Educação Infantil Raio de Sol. A proposta articulou-se à minha visão de homem, educação, mundo, sociedade e gestão escolar subsidiando a importância do trabalho do pedagogo nas escolas bilíngues
Abstract: The aim of this work was to develop a research to create a proposal bilingual school. In brazilian society the english is important in all the areas. In education is not different. The preschools are even more recognizing the bilingualism like a beneficial and attractive custom. The most educators graduated in pedagogy do not have the necessary fluency to act in these institutions. At first step, as procedure adopted, the bilingualism and the types of bilingual education were studied, and this effected in a theoretical research that includes professional educators with degree. From the analysis of data collected, it was elaborated the Social Contract, The Pedagogical and Charter School of Children’s Education Raio de Sol. The proposal was articulated with my vision of man, education, world, society and school management subsidizing the importance of the teacher working at bilingual schools
Palavras-chave: Bilinguismo
Pesquisa
Pedagogo
Escolas bilíngues
Proposta pedagógica
Bilingualism
Research
Teacher
Bilingual schools
Pedagogical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Cesso, Ligia Domingues Ramos. Gestão na escola bilingue. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29017
Data do documento: 9-Dez-2009
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIGIA DOMINGUES RAMOS CESSO - TCC.pdf858,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.