REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCesso, Ligia Domingues Ramos
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Helena Machado de Paula
dc.contributor.advisor1Espósito, Artur Costa Neto
dc.contributor.advisor1Espósito, Vitória Helena Cunha
dc.date.accessioned2022-10-18T17:42:44Z-
dc.date.available2022-10-18T17:42:44Z-
dc.date.issued2009-12-09
dc.identifier.citationCesso, Ligia Domingues Ramos. Gestão na escola bilingue. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29017-
dc.description.resumoO objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolver uma pesquisa para a criação de uma proposta de escola bilíngue. Sabe-se que na sociedade brasileira o inglês já é praticamente um requisito em todas as áreas. Na educação não é diferente. As pré-escolas estão cada vez mais reconhecendo o bilinguismo como uma prática benéfica e atraente. Sabe-se também que a maior parte dos educadores formados em pedagogia não tem a fluência necessária para atuar nessas instituições. Como procedimento adotado numa primeira etapa, estudou-se o bilinguismo e os tipos de educação bilíngue e se efetivou uma pesquisa teórica, que incluiu educadores e profissionais especializados em bilinguismo. Em uma segunda etapa, realizouse uma pesquisa de campo em uma escola bilíngue. A partir da análise dos dados levantados, elaborou-se o Contrato Social, a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar da Escola de Educação Infantil Raio de Sol. A proposta articulou-se à minha visão de homem, educação, mundo, sociedade e gestão escolar subsidiando a importância do trabalho do pedagogo nas escolas bilínguespt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work was to develop a research to create a proposal bilingual school. In brazilian society the english is important in all the areas. In education is not different. The preschools are even more recognizing the bilingualism like a beneficial and attractive custom. The most educators graduated in pedagogy do not have the necessary fluency to act in these institutions. At first step, as procedure adopted, the bilingualism and the types of bilingual education were studied, and this effected in a theoretical research that includes professional educators with degree. From the analysis of data collected, it was elaborated the Social Contract, The Pedagogical and Charter School of Children’s Education Raio de Sol. The proposal was articulated with my vision of man, education, world, society and school management subsidizing the importance of the teacher working at bilingual schoolsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectEscolas bilínguespt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectBilingualismen_US
dc.subjectResearchen_US
dc.subjectTeacheren_US
dc.subjectBilingual schoolsen_US
dc.subjectPedagogicalen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão na escola bilinguept_BR
dc.title.alternativeManagement in bilingual schoolen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIGIA DOMINGUES RAMOS CESSO - TCC.pdf858,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.