Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873
Tipo: | Dissertação |
Título: | Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Cruz, Simone Maria Martins |
Primeiro Orientador: | Maluf, Maria Regina |
Resumo: | Atualmente a literatura científica aponta para uma forte relevância das habilidades metalinguísticas para aprendizagem da leitura e da escrita, da qual a consciência fonológica é uma das habilidades metalinguísticas fundamentais para seu desenvolvimento. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre as variáveis dependentes (leitura e escrita) e as variáveis independentes de consciência fonológica (rimas, segmentação silábica, consciência fonêmica). Participaram dessa pesquisa 20 crianças, cursando o 2º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal da Prefeitura de São Paulo. Para o estudo, foi realizada uma avaliação da habilidade de consciência fonológica juntamente com a leitura e a escrita. Os alunos foram avaliados por um conjunto de tarefas de consciência fonológica, leitura e escrita de palavras. A análise foi realizada com o teste de correlação de Pearson. Os resultados demostraram uma correlação positiva entre a habilidade metalinguística (consciência fonológica) e as habilidades da leitura e da escrita |
Abstract: | Currently, the scientific literature points to a strong relevance of metalinguistic skills for learning to read and write, of which phonological awareness is one of the fundamental metalinguistic skills for its development. This research aimed to analyze the relationship between the dependent variables (reading and writing) and the independent variables of phonological awareness (rhymes, syllabic segmentation, phonemic awareness). Twenty children, attending the 2nd year of Elementary School I in a municipal school of the City of São Paulo, participated in the research. For the study, an assessment of the phonological awareness skill was performed along with reading and writing. Students were assessed by a set of phonological awareness tasks as well as reading and writing of words. The analysis was performed using the Pearson´s correlation test. The results showed a positive correlation between metalinguistic ability (phonological awareness) and reading and writing skills |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Consciência fonológica Alfabetização Reading Writing Phonological awareness Literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Cruz, Simone Maria Martins. Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873 |
Data do documento: | 8-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone Maria Martins Cruz.pdf | 962,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.