Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Simone Maria Martins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2512603135538376 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Maluf, Maria Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5305774332490934 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T17:20:37Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T17:20:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-08 | - |
dc.identifier.citation | Cruz, Simone Maria Martins. Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24873 | - |
dc.description.resumo | Atualmente a literatura científica aponta para uma forte relevância das habilidades metalinguísticas para aprendizagem da leitura e da escrita, da qual a consciência fonológica é uma das habilidades metalinguísticas fundamentais para seu desenvolvimento. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre as variáveis dependentes (leitura e escrita) e as variáveis independentes de consciência fonológica (rimas, segmentação silábica, consciência fonêmica). Participaram dessa pesquisa 20 crianças, cursando o 2º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal da Prefeitura de São Paulo. Para o estudo, foi realizada uma avaliação da habilidade de consciência fonológica juntamente com a leitura e a escrita. Os alunos foram avaliados por um conjunto de tarefas de consciência fonológica, leitura e escrita de palavras. A análise foi realizada com o teste de correlação de Pearson. Os resultados demostraram uma correlação positiva entre a habilidade metalinguística (consciência fonológica) e as habilidades da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, the scientific literature points to a strong relevance of metalinguistic skills for learning to read and write, of which phonological awareness is one of the fundamental metalinguistic skills for its development. This research aimed to analyze the relationship between the dependent variables (reading and writing) and the independent variables of phonological awareness (rhymes, syllabic segmentation, phonemic awareness). Twenty children, attending the 2nd year of Elementary School I in a municipal school of the City of São Paulo, participated in the research. For the study, an assessment of the phonological awareness skill was performed along with reading and writing. Students were assessed by a set of phonological awareness tasks as well as reading and writing of words. The analysis was performed using the Pearson´s correlation test. The results showed a positive correlation between metalinguistic ability (phonological awareness) and reading and writing skills | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Reading | en_US |
dc.subject | Writing | en_US |
dc.subject | Phonological awareness | en_US |
dc.subject | Literacy | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Consciência fonológica como uma habilidade metalinguística facilitadora da alfabetização: um estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone Maria Martins Cruz.pdf | 962,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.