REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24645
Tipo: Dissertação
Título: A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES): contribuições para a Educação Matemática
Autor(es): Santana, Rogério Joaquim
Primeiro Orientador: Oliveira, Gerson Pastre de
Resumo: O presente trabalho trata das contribuições à Educação Matemática provenientes dos materiais (artigos, livros, propostas e métodos) da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), iniciativa promovida pelo Ministério da Educação e Cultura e que vigorou dos anos de 1953 a 1971 no Brasil. A investigação ocorreu tendo por base a abordagem qualitativa, por meio de descrições e interpretações e objetivou, também, realizar uma análise crítica dos materiais produzido pela CADES que estão diretamente relacionados com a Educação Matemática, indicando as correlações encontradas com os materiais e recomendações produzidas na segunda década do século XXI, principalmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O trabalho traz uma breve descrição das condições contextuais de produção dos materiais da CADES, além de explorar com maior profundidade os textos e atividades recomendadas pela campanha, com especial atenção ao estudo dirigido, método de ensino que tinha por finalidade estimular a autonomia dos educandos. As análises ocorrem ao longo de todo o trabalho e têm, como aportes teóricos, as teorias da didática francesa, principalmente a Teoria das Situações Didáticas (TSD)
Abstract: This work deals with the contributions to Mathematics Education from the materials (articles, books, proposals and methods) of the Campaign for the Improvement and Dissemination of Secondary Education (CADES), an initiative promoted by the Ministry of Education and Culture and which ran from 1953 to 1971 in Brazil. The investigation took place based on a qualitative approach, through descriptions and interpretations, and also aimed to carry out a critical analysis of the materials produced by CADES that are directly related to Mathematics Education, indicating the correlations found with the materials and recommendations produced in second decade of the 21st century, mainly the Common National Curriculum Base (BNCC) and the Common National Base for Initial Teacher Training in Basic Education (BNCTraining). The work provides a brief description of the contextual conditions for the production of CADES materials, in addition to exploring in greater depth the texts and activities recommended by the campaign, with special attention to directed study, a teaching method aimed at encouraging the autonomy of students. The analyzes take place throughout the work and have, as theoretical contributions, the theories of French didactics, especially the Theory of Didactic Situations (TSD)
Palavras-chave: CADES
Formação de professores
Estudo Dirigido
Matemática
CADES
Teacher training
Directed Study
Math
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Santana, Rogério Joaquim. A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES): contribuições para a Educação Matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24645
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogério Joaquim Santana.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.