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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22768
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Matemática Financeira no Ensino Médio como fator de fomento da educação financeira: resolução de problemas e letramento financeiro em um contexto crítico |
Título(s) alternativo(s): | Financial Mathematics in Secondary Education as a factor for the promotion of financial education: problem solving and financial literacy in a critical context |
Autor(es): | Kuntz, Eduardo Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Campos, Celso Ribeiro |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma investigação no âmbito de uma pesquisa qualitativa, tendo como objetivo fomentar aspectos da Educação Financeira no Ensino Médio. Direcionamos este estudo a partir do questionamento: É possível promover o desenvolvimento do letramento financeiro e a conscientização de alguns conceitos da Educação Financeira no ensino médio, por meio de uma sequência didática construída no âmbito da Resolução de Problemas? A esse questionamento, trazemos uma problematização do tema a partir da literatura disponível, dos currículos oficiais e uma análise dos tipos de atividades presentes em livros didáticos, com o intuito de identificar aspectos que contribuam para a discussão do tema de estudo. Resultante dessa problematização, esta pesquisa propôs uma sequência de atividades embasada pelas dialéticas de ação, formulação, validação e institucionalização presentes na Teoria das Situações Didáticas, e construída à luz da Estratégia Didática da Resolução de Problemas, adotando os pressupostos da Engenharia Didática. A sequência consistiu-se em quatro atividades que abordaram as noções de acréscimo, desconto, juro simples e juro composto, buscando relacionar essas noções a problemas do contexto social. Essas atividades foram aplicadas a um grupo de quatro alunos de um 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede privada, da cidade de São Paulo. Os resultados desta pesquisa apontam que, nessas dialéticas, de acordo com a observação do comportamento dos alunos em cada atividade, houve fomento à Educação Financeira. O estudo realizado permite observar que o professor, ao institucionalizar os objetos matemáticos envolvidos em cada atividade, fomentou aspectos da Educação Financeira, recorrendo às respostas dos alunos, introduzindo-os dentro de uma abordagem crítica, incentivando-os a refletir sobre a aplicabilidade dos objetos estudados em sua realidade |
Abstract: | This research presents an investigation in the context of a qualitative research, aiming to promote aspects of Financial Education in High School. We conducted this study based on the question: Is it possible to promote the development of financial literacy and the awareness of some concepts of Financial Education in high school, through a didactic sequence built within the scope of Problem Solving? To this question, we bring a problematization of the theme from the available literature, official curricula and an analysis of the types of activities present in textbooks, in order to identify aspects that contribute to the discussion of the subject of study. Resulting from this problematization, this research proposed a sequence of activities based on the dialectics of action, formulation, validation and institutionalization present in the Theory of Didactic Situations, and built in light of the Didactic Strategy of Problem Solving, adopting the assumptions of Didactic Engineering. The sequence consisted of four activities that addressed the notions of increase, discount, simple interest and compound interest, seeking to relate these notions to problems of the social context. These activities were applied to a group of four junior high school students from a private school in the city of São Paulo. The results of this research indicate that, in these dialectics, according to the observation of the students' behavior in each activity, there was promotion of Financial Education. The study allows us to observe that the teacher, by institutionalizing the mathematical objects involved in each activity, fostered aspects of Financial Education, resorting to the students' answers, introducing them within a critical approach, encouraging them to reflect on the applicability of the objects. studied in your reality |
Palavras-chave: | Educação financeira Matemática financeira Teoria das situações didáticas Financial literacy Business mathematics Theory of the didactic situations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Kuntz, Eduardo Ribeiro. A Matemática Financeira no Ensino Médio como fator de fomento da dducação financeira: resolução de problemas e letramento financeiro em um contexto crítico. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22768 |
Data do documento: | 25-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
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