REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21827
Tipo: Dissertação
Título: Luto na escola: uma realidade a ser enfrentada
Autor(es): Sartori, Antonia Aparecida Kroll
Primeiro Orientador: Almeida, Laurinda Ramalho de
Resumo: O estudo busca entender como a escola lida com crianças e adolescentes vivenciando experiências de luto por morte de parente próximo, buscando perceber se ela oferece suporte adequado e necessário a estes alunos. A narrativa da experiência pessoal da pesquisadora sobre vivência de luto como mãe e como professora é apresentada ao início do trabalho. O referente teórico foi construído a partir de um breve histórico sobre o significado da morte, suas alterações desde a Idade Média até o século XXI e, as consequências dessas alterações para a sociedade contemporânea segundo Philippe Ariès. Sobre luto, tomou-se o embasamento teórico fornecido por Colin Murray Parkes e John Bowlby, e o trabalho realizado pelo LELu da PUC-SP e LEM da IPUSP coordenado por Maria J. Kovács e Maria H. P. Franco respectivamente. Finalmente, para entender a criança e o adolescente em seu processo de desenvolvimento, suas relações com a escola e o lugar da afetividade, tomou-se a teoria de Henri Wallon. Realizou-se uma entrevista semi-estruturada, com uma mãe que tendo perdido um dos filhos, dispôs-se a relatar a experiência de luto de dois de seus outros três filhos, uma criança e outro adolescente, em suas relações com o ambiente escolar e familiar. A análise mostrou a importância do acolhimento pela escola à criança e ao adolescente enlutados e a necessidade de se introduzir o tema nas escolas, oferecendo aos educadores subsídios para uma abordagem reflexiva. Os resultados da análise realizada evidenciam que as instituições escolares e seus profissionais encontram muita dificuldade em oferecer suporte adequado à criança enlutada. Ao final do trabalho, como contribuição aos educadores, sugere-se uma relação de livros, filmes e animações que abordam o luto, considerados capazes de fornecer subsídios para o estabelecimento de um diálogo com os alunos, sejam crianças ou adolescentes, enlutadas ou não, promovendo o respeito aos sentimentos, facilitando a sua manifestação e ressaltando a legitimidade do processo do luto
Abstract: This study aims at understanding how schools deal with children and teenagers experiencing bereavement by the loss of close relatives, trying to understand if they offer the adequate and necessary support to these students. The narrative of the researcher’s personal bereavement experience as a mother and teacher is presented in the beginning of the study. The theoretical framework was built from a brief historical overview on the meaning of death and its changes since the Middle Ages until the 21st century, while also highlighting the consequences of such changes to the contemporary society according to Philippe Ariès. In regards to bereavement, the theoretical framework is based on the works of Colin Murray Parkes and John Bowlby, as well as LELu from PUC-SP and LEM from IPUSP coordinated by Maria J. Kovács and Maria H. P. Franco respectively. Finally, to understand the children and the teenager in their growth processes, their relationships with the school and the place of affection, the study used the theory of Henri Wallon. The study undertook a semi-structured interview with a mother who lost one of her children and who agreed to describe the grieving experience of her two other children, a child and a teenager, in their relation both with the family and school environments. The analysis highlighted the importance of the school’s care for the child and teenager bereavement and the need to introduce the theme in schools, offering tools for a reflexive approach by educators. The results of the analysis put in evidence that educational institutions and professionals face various difficulties in offering adequate support to the bereaved child. At the end of the study, there is a suggestion of resources, including books, movies and animations on bereavement, to assist educators in establishing a dialogue with bereaved and nonbereaved children that promotes respect, the sharing of feelings, and that also legitimates the bereavement process
Palavras-chave: Luto em crianças
Crianças e morte
Perda (Psicologia) em crianças
Bereavement in children
Children and death
Loss (Psychology) in children
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Sartori, Antonia Aparecida Kroll. Luto na escola: uma realidade a ser enfrentada. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21827
Data do documento: 21-Nov-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia Aparecida Kroll Sartori.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.