REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Gênero, sexualidade e educação: um estudo feminista e fenomenológico com educadoras de uma EMEF em São Paulo
Autor(es): Pereira, Ana Luiza Telles
Primeiro Orientador: Szymanski, Luciana
Resumo: O presente estudo parte da demanda de uma escola municipal de ensino fundamental (EMEF), localizada na zona norte de São Paulo, em trabalhar os temas gênero e sexualidade no seu cotidiano. Tendo em vista o papel da escola na formação das/os alunas/os – no sentido amplo do termo, isto é, para além dos conteúdos curriculares – com a presente pesquisa buscamos verificar como as questões de gênero e sexualidade aparecem para as professoras e equipe gestora desta instituição. Para tanto, em um primeiro momento, fizemos observações do cotidiano escolar. Por meio das observações e de encontros com a equipe gestora, verificamos a necessidade de um espaço em que as questões de gênero e sexualidade pudessem ser debatidas. Assim, realizamos três encontros com as professoras do Ensino Fundamental I e a equipe gestora. No primeiro encontro trabalhamos o conceito de mulher – como aquelas professoras e educadoras entendiam o que era ser mulher e suas repercussões. No segundo encontro trabalhamos o conceito de homem e masculinidade, visto este ter sido um assunto recorrente no primeiro encontro. Ao final deste encontro as participantes pediram uma discussão mais aprofundada sobre gênero e sexualidade e, assim, planejamos o terceiro encontro com elas. Os encontros foram gravados, transcritos e analisados à luz do pensamento fenomenológico e dos estudos feministas. Os encontros permitiram uma análise a partir de dois grandes temas: (a) Ser mulher e ser homem na sociedade e (b) Gênero, Sexualidade e Educação. Observamos que as educadoras necessitavam de um espaço para discutir as próprias concepções de homem, mulher e sexualidade e como elas afetam a prática docente. Além disso, os encontros foram marcados por relatos de medo frente às reações das famílias acerca da temática gênero e sexualidade e de despreparo frente às situações consideradas por elas como tabu. Por fim, pusemos a discussão da necessidade de mais espaços que trabalhem a diversidade dentro do contexto escolar, especialmente no que tange a eliminação dos preconceitos de gênero e sexualidade
Abstract: The present study starts from the demand of a municipal elementary school (EMEF), located in the north part of São Paulo, to work on the themes gender and sexuality in their daily life. Given the role of the school in the constitution of students - in the broad sense of the term, that is, in addition to the curricular contents - with the present research we sought to verify how gender and sexuality issues appear for the teachers and management team of this institution. For that, at first, we made observations of the school routine. Through the observations and meetings with the management team, we verified the need for a moment in which gender and sexuality issues could be debated. Thus, we held three meetings with the elementary school teachers and the management team. In the first meeting we worked on the concept of woman - how those teachers understood what it was to be a woman and its repercussions. In the second meeting we worked on the concept of man and masculinity, as this was a recurring subject in the first meeting. At the end of this meeting the participants asked for a more in-depth discussion on gender and sexuality, and so we planned the third meeting with them. The meetings were recorded, transcribed and analyzed in the light of existential phenomenology and feminist studies. The meetings allowed for an analysis based on two main themes: (a) Being a woman and being a man in society; and (b) Gender, Sexuality and Education. We observed that educators needed a space to discuss their own conceptions of man and woman and sexuality and how they affect their teaching practice. In addition, the meetings were marked by reports of fear regarding the reactions of families about gender and sexuality and of unpreparedness in situations considered by them as taboo. Finally, we have discussed the need for more spaces that work for diversity within the school, especially regarding the elimination of gender and sexuality prejudices
Palavras-chave: Gênero
Estudos feministas
Feminismo e educação
Sexo - Diferenças (Educação)
Gender
Feminism and education
Sex differences in education
Women's studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Pereira, Ana Luiza Telles. Gênero, sexualidade e educação: um estudo feminista e fenomenológico com educadoras de uma EMEF em São Paulo. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21777
Data do documento: 23-Nov-2018
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