REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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Tipo: Dissertação
Título: Contribuições de diferentes linguagens na habilidade de resolução de problemas: um estudo com alunos do ensino fundamental
Autor(es): Nishimoto, Helena
Primeiro Orientador: Coelho, Sonia Pitta
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar se o uso de diferentes linguagens influencia a competência de sujeitos do ensino fundamental na resolução de problemas. A pesquisa é um estudo qualitativo sobre a aprendizagem de sujeitos de 7a série, relativa a conceitos matemáticos e uso de representações, baseado na teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. Para identificar as apropriações de registros, foi aplicado a 5 duplas, de sujeitos, um instrumento, a ser respondido em papel e lápis, contendo atividades nas quais os sujeitos necessitavam decidir qual registro deveriam utilizar e outras que explicitamente requeriam mudança de registro. Verificou-se que as duplas, em geral, efetuaram corretamente as mudanças de registro solicitadas, e, nas atividades onde deveriam, espontaneamente, mobilizar as conversões, quais as representações foram apropriadas. Ao final da pesquisa, notou-se que gradativamente houve uma evolução no desempenho dos sujeitos. Ao realizar a mudança de registro na resolução de problemas, demonstraram satisfação nesse tipo de experiência e sentiram que são capazes de desenvolver conhecimento matemático utilizando as diferentes linguagens
Abstract: This work has as purpose to investigate whether the use of different languages influence the ability of subjects of basic education in solving problems. The research is a qualitative study on the subject of learning of the 7th grade on the use of mathematical concepts and representations, based on Theory of the Registers of Representation Semiotics of Raymond Duval. To identify the appropriations of records, was applied to 5 double from subjects, an instrument to be answered on paper and pencil, with activities in which the subjects needed to decide which record use and others that explicitly required change of registration. There was double, in general, made the changes of record properly requested, and, in activities which should, spontaneously, mobilize conversions, what representations were appropriated. At the end of research, it was noted that, gradually, there has been an evolution in the performance of the subjects. In making the change of record in solving problems, showed satisfaction in that kind of experience and felt that they can carry mathematical knowledge using the different languages
Palavras-chave: Registros de representação
Resolução de problemas
Records of representation
Problem solving
Teaching-Learning of mathematics
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Nishimoto, Helena. Contribuições de diferentes linguagens na habilidade de resolução de problemas: um estudo com alunos do ensino fundamental. 2008. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11333
Data do documento: 16-Out-2008
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