Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/46426| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Comunicação em alta velocidade: a construção narrativa e discursiva da série Drive to Survive |
| Autor(es): | Jesus, Maria Eduarda Bomtorin Gomes de |
| Primeiro Orientador: | Rodrigues, Carlos Augusto Alfeld |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo central analisar a construção narrativa da série documental Drive to Survive, produzida pela Netflix, buscando compreender como a linguagem audiovisual contribuiu para aproximar a Fórmula 1 de novos públicos. A pesquisa parte da questão sobre de que maneira a estrutura narrativa e os elementos discursivos da série transformam a percepção pública da Fórmula 1, tornando-a mais emocional, acessível e atraente, principalmente para o público jovem. O estudo adota uma abordagem analítica de doze episódios selecionados, observando as oposições semânticas, os recursos audiovisuais e as estratégias narrativas utilizadas para criar envolvimento emocional e aproximar o espectador dos personagens. Com base em autores como Henry Jenkins, Bill Nichols, Edgar Morin, Érica Salazar, Cristina Brandão e Carlos Scolari, o trabalho compreende a série dentro de uma lógica de convergência midiática, hibridismo narrativo e consumo afetivo. As análises demonstram que Drive to Survive transforma o universo técnico e competitivo da Fórmula 1 em uma narrativa de superações humanas. Por meio do uso de planos e movimentos de câmera e trilhas sonoras, a série cria uma atmosfera de drama e identificação que ultrapassa o simples registro esportivo. Pilotos e chefes de equipe são retratados como personagens com medos, ambições e fragilidades, o que gera empatia e pertencimento. Conclui-se que a força da produção está em sua capacidade de humanizar o esporte, aproximar o público das histórias individuais e transformar a Fórmula 1 em uma experiência emocional. Assim, o audiovisual se consolida como uma linguagem estratégica para repensar o modo como o esporte é percebido pelo público |
| Abstract: | This paper analyzes the narrative and discursive construction of the documentary series Drive to Survive, produced by Netflix, seeking to understand how audiovisual language has contributed to bringing Formula 1 closer to new audiences and reconfiguring its image as a cultural and media product. The research is guided by the question of how the narrative structure and discursive elements of the series transform public perception of Formula 1, making it more emotional, accessible, and appealing, especially to younger audiences. The study adopts a qualitative approach and analyzes twelve selected episodes, observing semantic oppositions, audiovisual resources, and narrative strategies used to create emotional engagement and bring viewers closer to the characters. Drawing on authors such as Henry Jenkins, Bill Nichols, Edgar Morin, Érica Salazar, Cristina Brandão, and Carlos Scolari, the work situates the series within a framework of media convergence, narrative hybridity, and affective consumption. The analyses show that Drive to Survive transforms the technical and competitive universe of Formula 1 into a narrative of emotions, conflicts, and human resilience. Through the use of close-ups, slow motion, intense soundtracks, and dynamic editing, the series creates an atmosphere of drama and identification that goes beyond simple sports documentation. Drivers and team principals are portrayed not only as professionals but as characters with fears, ambitions, and vulnerabilities, generating empathy and a sense of belonging. The study concludes that the strength of the production lies in its ability to humanize the sport, bring audiences closer to individual stories, and turn Formula 1 into an emotional experience. |
| Palavras-chave: | Audiovisual Narrativa Fórmula 1 Humanização Cultura midiática Audiovisual Narrative Formula 1 Humanization Media culture |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Publicidade e Propaganda |
| Citação: | Jesus, Maria Eduarda Bomtorin Gomes de. Comunicação em alta velocidade: a construção narrativa e discursiva da série Drive to Survive. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/46426 |
| Data do documento: | 26-Nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARIA EDUARDA_Carlos Augusto Alfel.pdf | 719,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

