REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/46156
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reinventando o imaginário santista: memórias silenciadas
Título(s) alternativo(s): Reinventing the imaginário santista: silenced memories
Autor(es): Castro, Giovana Bravo de
Primeiro Orientador: Gouveia, Eliane Hojaij
Resumo: Esta pesquisa propõe um olhar crítico e engajado sobre a construção da memória na história do Porto de Santos, com o objetivo central de identificar as lacunas e omissões nas narrativas históricas oficiais que resultaram na invisibilização das mulheres negras e de suas contribuições cruciais para a economia santista, nomeadamente em profissões como as catadeiras e lavadeiras. A hipótese central postula que a memória oficial do Porto foi construída a partir de um enquadramento ideológico que deliberadamente silenciou a participação feminina, configurando uma política de esquecimento que serviu à estrutura de dominação social. O trabalho adotou uma perspectiva anticolonial, pautada pela análise da interseccionalidade de gênero, raça e classe e sustentada por figuras centrais do pensamento negro e feminista brasileiro. O detalhamento teórico é ancorado em Heleieth Saffioti (1997) na tripla dominação, Lélia Gonzalez (1984) e Sueli Carneiro (2018) na interlocução sobre amefricanidade e à interseccionalidade e Margareth Rago (2008) na disciplina dos corpos e na utopia da "cidade disciplinar”. A pesquisa também incorporou as vozes de Abdias Nascimento (1978), Beatriz Nascimento (2018) e Clóvis Moura (1998) para embasar a crítica à lógica colonial da escrita histórica. Metodologicamente, a pesquisa combina análise bibliográfica crítica com o resgate de depoimentos e a memória viva do Movimento Negro de Santos, principalmente do Afroturismo santista. Além disso, Ana Lucia Duarte Lanna (1996) foi integrada a este projeto como forma de conceder um panorama teórico e empírico das mudanças urbanas realizadas no final do século 19 e início do 20 que se encontram vinculadas ao fim do regime de escravidão e ascensão do sistema capitalista. Evidenciou-se o papel fundamental das trabalhadoras, desvelando como o trabalho de reprodução e cuidado sustentou materialmente a prosperidade do Porto e da cidade, contribuindo com a reparação histórica necessária à identidade e memória da cidade. Os resultados obtidos buscam não apenas resgatar essas memórias, mas também estimular futuras pesquisas que aprofundem as relações de gênero e raça na história portuária
Abstract: This research proposes a critical and engaged perspective on the construction of memory in the history of the Port of Santos, with the central objective of identifying the gaps and omissions in the official historical narratives that resulted in the invisibilization of Black women and their crucial contributions to the santista (Santos-based) economy, particularly in professions such as gleaners (catadeiras) and washerwomen (lavadeiras). The central hypothesis posits that the official memory of the Port was constructed based on an ideological framework that deliberately silenced female participation, configuring a politics of oblivion (política de esquecimento) that served the structure of social domination. The work adopted an anti-colonial perspective, grounded in the analysis of the intersectional nature of gender, race, and class, and supported by central figures of Black and feminist Brazilian thought. The theoretical detailing is anchored in Heleieth Saffioti (1997)'s concept of triple domination (tripla dominação), Lélia Gonzalez (1984) and Sueli Carneiro (2018)'s dialogue on Americanness/Amefricanity (amefricanidade) and intersectionality, and Margareth Rago (2008)'s work on the discipline of bodies and the utopia of the “disciplinary city” (cidade disciplinar). The research also incorporated the voices of Abdias Nascimento (1978), Beatriz Nascimento (2018), and Clóvis Moura (1998) to ground the critique of the colonial logic of historical writing. Methodologically, the research combines critical bibliographic analysis with the retrieval of testimonies and the living memory of the Black Movement of Santos, mainly from santista Afrotourism. Furthermore, Ana Lucia Duarte Lanna (1996) was integrated into this project to provide a theoretical and empirical overview of the urban changes carried out at the turn of the 19th and 20th centuries, which are linked to the end of the slavery regime and the rise of the capitalist system. The fundamental role of the women workers was evidenced, unveiling how the labor of reproduction and care materially sustained the prosperity of the Port and the city, contributing to the historical reparation necessary for the identity and memory of the city. The results obtained seek not only to rescue these memories but also to stimulate future research that deepens the relations of gender and race in port history
Palavras-chave: Porto de Santos
Invisibilização histórica
Memória
Mulheres negras
Porto of Santos
Historical invisibility
Memory
Black women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Ciências Sociais
Citação: Castro, Giovana Bravo de. Reinventando o imaginário santista: memórias silenciadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/46156
Data do documento: 19-Nov-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Reinventando o imaginário santista Memó_ELIANE HOJAIJ GOUVEI.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.