Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45614Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sant’Ana, Patrícia Pinheiro de | |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2651435796209856 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria da Graça Moreira da | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7868517261081624 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T14:05:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-10T14:05:30Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-17 | |
| dc.identifier.citation | Sant’Ana, Patrícia Pinheiro de. Inteligência artificial generativa no ensino superior: entre tensões e potencialidades na prática pedagógica. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45614 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo identificar como os docentes do ensino superior de diferentes áreas têm incorporado a inteligência artificial generativa (IAGen) em suas práticas pedagógicas, analisando se essa incorporação ocorre de forma reprodutora de modelos hegemônicos ou crítica e emancipatória – sendo a forma crítica relacionada à mediação pedagógica que problematiza a IAGen e a compreende não apenas como ferramenta, mas como objeto de estudo e reflexão, e a forma reprodutora relacionada ao uso meramente instrumental. A pesquisa adota metodologia mista, combinando dados quantitativos obtidos por meio de relatório de pesquisa do Senac São Paulo com análise qualitativa de três entrevistas em profundidade com docentes universitários que utilizam IAGen em suas práticas pedagógicas. A análise identificou quatro categorias centrais: usos e finalidades atribuídos à IAGen; questões de autonomia, autoria e avaliação docente; engajamento dos estudantes e inovação pedagógica; e concepções de tecnologia (crítica versus reprodutivista). Os resultados revelam tensões entre uso instrumental e apropriação pedagógica crítica da IAGen, evidenciando tanto potencialidades no uso de IAGen para ampliar capacidades criativas quando problematizada e mediada pedagogicamente, quanto riscos de empobrecimento de repertório e de alienação do trabalho criativo, quando utilizada acriticamente, desconectada de práticas pedagógicas intencionais. A pesquisa contribui com proposições teórico-práticas para formação docente e políticas institucionais de integração crítica da IAGen, defendendo que sua inserção na educação superior deve ser orientada por diretrizes éticas, questionamento dos mecanismos de funcionamento dos algoritmos, discussão de seus impactos sociais e projetos estruturados de governança de IAGen | pt_BR |
| dc.description.abstract | This study aims to identify how higher education faculty from different fields have incorporated generative artificial intelligence (GenAI) into their pedagogical practices, analyzing whether this incorporation occurs in a manner that reproduces hegemonic models or in a critical and emancipatory way – with the critical approach being related to pedagogical mediation that problematizes GenAI and understands it not only as a tool but as an object of study and reflection, and the reproductive approach being related to merely instrumental use. The research employs a mixed-methods approach, combining quantitative data obtained through a research report from Senac São Paulo with qualitative analysis of three in-depth interviews with university faculty who utilize GenAI in their pedagogical practices. The analysis identified four central categories: uses and purposes attributed to GenAI; issues of autonomy, authorship, and faculty assessment; student engagement and pedagogical innovation; and conceptions of technology (critical versus reproductive). The findings reveal tensions between instrumental use and critical pedagogical appropriation of GenAI, evidencing both the potential of GenAI use to expand creative capacities when problematized and pedagogically mediated, as well as risks of repertoire impoverishment and alienation of creative work when used uncritically, disconnected from intentional pedagogical practices. The research contributes theoretical-practical propositions for faculty development and institutional policies for critical integration of GenAI, arguing that its insertion in higher education should be guided by ethical guidelines, questioning of algorithmic functioning mechanisms, discussion of its social impacts, and structured GenAI governance projects | en_US |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.format.extent | 145 p. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | Hibridismo crítico | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Ética em inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | Curriculum | en_US |
| dc.subject | Generative artificial intelligence | en_US |
| dc.subject | Critical hybridism | en_US |
| dc.subject | Teacher education | en_US |
| dc.subject | AI ethics | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
| dc.title | Inteligência artificial generativa no ensino superior: entre tensões e potencialidades na prática pedagógica | pt_BR |
| dc.title.alternative | Generative artificial intelligence in higher education: tensions and potentialities in pedagogical practice | en_US |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações para publicação | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PATRICIA PINHEIRO DE SANT' ANA.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

