REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Teses e Dissertações para publicação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSant’Ana, Patrícia Pinheiro de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2651435796209856pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria da Graça Moreira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868517261081624pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-10T14:05:30Z-
dc.date.available2025-12-10T14:05:30Z-
dc.date.issued2025-10-17
dc.identifier.citationSant’Ana, Patrícia Pinheiro de. Inteligência artificial generativa no ensino superior: entre tensões e potencialidades na prática pedagógica. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45614-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo identificar como os docentes do ensino superior de diferentes áreas têm incorporado a inteligência artificial generativa (IAGen) em suas práticas pedagógicas, analisando se essa incorporação ocorre de forma reprodutora de modelos hegemônicos ou crítica e emancipatória – sendo a forma crítica relacionada à mediação pedagógica que problematiza a IAGen e a compreende não apenas como ferramenta, mas como objeto de estudo e reflexão, e a forma reprodutora relacionada ao uso meramente instrumental. A pesquisa adota metodologia mista, combinando dados quantitativos obtidos por meio de relatório de pesquisa do Senac São Paulo com análise qualitativa de três entrevistas em profundidade com docentes universitários que utilizam IAGen em suas práticas pedagógicas. A análise identificou quatro categorias centrais: usos e finalidades atribuídos à IAGen; questões de autonomia, autoria e avaliação docente; engajamento dos estudantes e inovação pedagógica; e concepções de tecnologia (crítica versus reprodutivista). Os resultados revelam tensões entre uso instrumental e apropriação pedagógica crítica da IAGen, evidenciando tanto potencialidades no uso de IAGen para ampliar capacidades criativas quando problematizada e mediada pedagogicamente, quanto riscos de empobrecimento de repertório e de alienação do trabalho criativo, quando utilizada acriticamente, desconectada de práticas pedagógicas intencionais. A pesquisa contribui com proposições teórico-práticas para formação docente e políticas institucionais de integração crítica da IAGen, defendendo que sua inserção na educação superior deve ser orientada por diretrizes éticas, questionamento dos mecanismos de funcionamento dos algoritmos, discussão de seus impactos sociais e projetos estruturados de governança de IAGenpt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify how higher education faculty from different fields have incorporated generative artificial intelligence (GenAI) into their pedagogical practices, analyzing whether this incorporation occurs in a manner that reproduces hegemonic models or in a critical and emancipatory way – with the critical approach being related to pedagogical mediation that problematizes GenAI and understands it not only as a tool but as an object of study and reflection, and the reproductive approach being related to merely instrumental use. The research employs a mixed-methods approach, combining quantitative data obtained through a research report from Senac São Paulo with qualitative analysis of three in-depth interviews with university faculty who utilize GenAI in their pedagogical practices. The analysis identified four central categories: uses and purposes attributed to GenAI; issues of autonomy, authorship, and faculty assessment; student engagement and pedagogical innovation; and conceptions of technology (critical versus reproductive). The findings reveal tensions between instrumental use and critical pedagogical appropriation of GenAI, evidencing both the potential of GenAI use to expand creative capacities when problematized and pedagogically mediated, as well as risks of repertoire impoverishment and alienation of creative work when used uncritically, disconnected from intentional pedagogical practices. The research contributes theoretical-practical propositions for faculty development and institutional policies for critical integration of GenAI, arguing that its insertion in higher education should be guided by ethical guidelines, questioning of algorithmic functioning mechanisms, discussion of its social impacts, and structured GenAI governance projectsen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.format.extent145 p.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectHibridismo críticopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectÉtica em inteligência artificialpt_BR
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectGenerative artificial intelligenceen_US
dc.subjectCritical hybridismen_US
dc.subjectTeacher educationen_US
dc.subjectAI ethicsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleInteligência artificial generativa no ensino superior: entre tensões e potencialidades na prática pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeGenerative artificial intelligence in higher education: tensions and potentialities in pedagogical practiceen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações para publicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA PINHEIRO DE SANT' ANA.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.