Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45515| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Tristes psicotrópicos: narrativas de sofrimento ético-político e resistência na PUC-SP |
| Autor(es): | Mandelli, Aline |
| Primeiro Orientador: | Garcia, Carla Cristina |
| Resumo: | Esta dissertação lê a trajetória da PUC-SP (1946–2020) como um laboratório das tensões do ensino superior brasileiro: entre missão pública e lógica de mercado, entre memória democrática e gestão por indicadores, entre pluralidade de saberes e padronização tecnológica. Em três movimentos, o trabalho (i) reconstrói a formação histórica do ensino superior no Brasil em diálogo latino-americano, explicitando marcas coloniais (elitismo, fragmentação e dependência de cânones); (ii) analisa a virada neoliberal e a plataformização, que reorientam prioridades institucionais por métricas de desempenho e custeio; e (iii) mobiliza a autoetnografia feminista para inscrever experiências vividas na PUC-SP (2012–2016) — vigilância, processos, assembleias, redes de cuidado — como evidência do sofrimento ético-político e de suas contracondutas. O desenho metodológico articula documentos institucionais, séries públicas e vinhetas autoetnográficas, com triangulação e descrição densa. Os achados mostram que a sobrevivência da função crítica depende de “provas públicas” de missão — governança participativa, subvenções cruzadas que protejam áreas estratégicas, curadoria do uso de tecnologias (sem vigilância abusiva), extensão ancorada no território e políticas de cuidado e permanência. Propõe-se a noção de “equilíbrio instável” para nomear o arranjo pelo qual a universidade comunitária sustenta núcleos de pesquisa e formação crítica enquanto enfrenta pressões de mercado e dataficação. Ao integrar colonialidade, neoliberalismo e plataformização com uma escrita encarnada, a dissertação oferece uma gramática de análise e um conjunto de critérios operacionais para preservar densidade formativa, vínculo social e ecologia de saberes na universidade comunitária |
| Abstract: | This dissertation reads the trajectory of PUC-SP (1946–2020) as a laboratory of the tensions shaping Brazilian higher education: between public mission and market logics, democratic memory and management by indicators, epistemic plurality and technological standardization. In three moves, it (i) reconstructs the historical formation of Brazilian higher education in Latin American perspective, highlighting colonial marks (elitism, fragmentation, dependence on metropolitan canons); (ii) analyzes neoliberal restructuring and platformization, which redirect institutional priorities through performance metrics and cost containment; and (iii) deploys feminist autoethnography to inscribe lived experiences at PUC-SP (2012–2016) — surveillance, disciplinary processes, assemblies, networks of care — as evidence of ethical-political suffering and its counter-practices. The methodology combines institutional documents, public datasets, and autoethnographic vignettes, with triangulation and thick description. Findings indicate that preserving the university’s critical function requires “public proofs” of mission — participatory governance, crosssubsidies to protect socially strategic fields, careful curation of technologies (without abusive monitoring), community-based outreach, and policies of care and student support. The dissertation proposes the notion of an “unstable equilibrium” to name the arrangement through which a community university sustains research and critical formation while facing market pressures and datafication. By integrating coloniality, neoliberalism, and platformization with embodied writing, it offers an analytic vocabulary and operational criteria to safeguard formative depth, social bonds, and an ecology of knowledges in community-based universities |
| Palavras-chave: | PUC-SP Universidade comunitária Neoliberalismo Plataformização Sofrimento ético-político Autoetnografia feminista Colonialidade do saber Governança universitária PUC-SP Community university Neoliberalism Platformization Ethicalpolitical suffering Feminist autoethnography Coloniality of knowledge University governance |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social |
| Citação: | Mandelli, Aline. Tristes psicotrópicos: narrativas de sofrimento ético-político e resistência na PUC-SP. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45515 |
| Data do documento: | 17-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Aline Mandelli.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

