Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45490| Tipo: | Tese |
| Título: | Narrar-se no hoje, projetar-se no amanhã: juventude e perspectivas de futuros |
| Título(s) alternativo(s): | Narrating oneself in the present, projecting oneself into the future: youth and future perspectives |
| Autor(es): | Paula, Jaqueline dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Passos, Laurizete Ferragut |
| Resumo: | A presente pesquisa busca compreender as complexas relações entre as narrativas juvenis e suas perspectivas de futuros. A investigação orienta-se pela problemática das múltiplas configurações da condição e situação juvenil contemporânea e como as muitas formas de ser jovem influenciam a prospecção de horizontes futuros. Considerando as pesquisas acerca da constituição da concepção de juventude, compreendemos que as experiências juvenis são orientadas por estruturas sociais e não por características intrínsecas. Ora, se a juventude se configura como uma categoria social, construída em um processo histórico em constante transformação, cabe-nos a reflexão sobre quem são, atualmente, os nossos jovens? Como as existências juvenis são reconhecidas e acolhidas em suas singularidades? O que jovens esperam do futuro? Tais questões moldam o tema central da nossa pesquisa, cujo objetivo geral é: Analisar, a partir de narrativas autobiográficas, como os jovens delineiam as suas perspectivas de futuros. Os objetivos específicos são: Conhecer como se caracteriza a condição juvenil dos participantes, Levantar, por meio das narrativas autobiográficas, quais são suas perspectivas de futuros e Verificar de que modo os jovens elaboram essas perspectivas. A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida a partir da perspectiva teórico-metodológica dos estudos autobiográficos. A pesquisa foi ancorada nos fundamentos teórico-metodológicos das narrativas autobiográficas (Passeggi, 2012; Ferraroti, 1985; Delory-Momberger, 2014) e desenvolvida com 9 jovens de 17 e 18 anos de idade. Para produção de dados, foram realizadas doze Oficinas Narrativas. Os principais achados da pesquisa indicam o processo de constituição identitária como um fenômeno complexo e dinâmico, caracterizado por movimentos simultâneos de autoconhecimento, projeção de possibilidades futuras, busca por pertencimento social e construção de sentido existencial. As narrativas autobiográficas dos participantes evidenciam a juventude não apenas como período transitório, mas como momento importante no processo de elaboração biográfica, em que confluem elementos do passado, experiências presentes e aspirações futuras |
| Abstract: | This research seeks to understand the complex relationships between youth narratives and their future perspectives. The investigation is guided by the problematic of multiple configurations of contemporary youth condition and situation and how the many ways of being young influence the prospection of future horizons. Considering research on the constitution of the concept of youth, we understand that youth experiences are guided by social structures and not by intrinsic characteristics. Now, if youth is configured as a social category, constructed in a historical process in constant transformation, we must reflect on who are, currently, our young people? How are youth existences recognized and welcomed in their singularities? What do young people expect from the future? Such questions shape the central theme of our research, whose general objective is: To analyze, from autobiographical narratives, how young people delineate their future perspectives. The specific objectives are: To know how the youth condition of participants is characterized, To identify, through autobiographical narratives, what their future perspectives are, and To verify how young people elaborate these perspectives. The research presented here was developed from the theoretical-methodological perspective of autobiographical studies. The research was anchored in the theoretical-methodological foundations of autobiographical narratives (Passeggi, 2012; Ferrarotti, 1985; DeloryMomberger, 2014) and developed with 9 young people aged 17 and 18 years. For data production, twelve Narrative Workshops were conducted. The main research findings indicate the identity constitution process as a complex and dynamic phenomenon, characterized by simultaneous movements of self-knowledge, projection of future possibilities, search for social belonging and construction of existential meaning. The participants' autobiographical narratives show youth not only as a transitional period, but as an important moment in the biographical elaboration process, where elements of the past, present experiences and future aspirations converge |
| Palavras-chave: | Juventude Perspectivas de futuros Narrativas autobiográficas Condição e situação juvenil Youth Futures perspectives Autobiographical narratives Youth condition and situation |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
| Citação: | Paula, Jaqueline dos Santos. Narrar-se no hoje, projetar-se no amanhã: juventude e perspectivas de futuros. 2025. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45490 |
| Data do documento: | 23-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jaqueline dos Santos Paula.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

