REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreller, Gabriela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5578424875794979pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1149850270827679pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-19T17:47:45Z-
dc.date.available2025-11-19T17:47:45Z-
dc.date.issued2025-10-03-
dc.identifier.citationFreller, Gabriela. Aparelhos privados de hegemonia e a disputa da educação política: o caso Politize!. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45485-
dc.description.resumoO objetivo central da pesquisa é destrinçar os significados hegemônicos de ação política, de cidadania e de formação cidadã difundidos no Brasil após a década de 1990. Argumentamos que se constituiu um processo de repolitização da política, que redefiniu os sentidos e as práticas referentes a essa esfera. A difusão desses significados é tomada como um caso exemplar de disputas de concepções de mundo marcadas pelas relações de poder e levadas à frente pelos Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs). Os APHs são considerados agentes-chave para a disputa de hegemonia, elaborando e difundindo visões de mundo de tal forma que impregnam o senso comum e orientam a prática de amplos setores da sociedade. A Politize! é compreendida como um APH patrocinado pelo empresariado e voltado para a educação política das classes dominadas. Os materiais educacionais digitais da organização foram tomados como documento empírico para essa análise. Tal opção metodológica se deu pela compreensão de que diversos educadores e educandos utilizam de plataformas digitais para sua formação pessoal e para sua prática. O foco está nas redes de conexões da entidade, às iniciativas da Escola da Cidadania Ativa e ao programa de formação de lideranças. Como objetivos específicos, delimitamos identificar as correspondências e as divergências entre as concepções e ações da entidade e aquelas formuladas por meio da pedagogia da hegemonia neoliberal, e compreender as relações dessa associação com o poder público e privado, localizando-a dentro das disputas de classe por hegemonia. As análises indicam uma rede de conexões entre representantes do empresariado nacional e internacional, organizações privadas e o poder público, demonstrando grande capacidade de estabelecer consensos e difundir suas concepções. As associações privadas passam a assumir responsabilidades até então atribuídas ao poder público, sem passar pelo crivo de um processo eleitoral decisório. No vocabulário que é difundido pela ação dos APHs, o terreno da cidadania é associado à sociedade civil, e este é tratado como um lócus do bem, da harmonia e da eficiência, sendo destituído de conflitos inerentes à arena política. Ocorre um processo de desqualificação da política, com a depreciação do papel do Estado e a negação dos debates referentes à esfera macro da sociedade. O movimento de desqualificação da política é seguido por sua repolitização. A ação política é direcionada para atitudes individuais por meio da lógica do empreendedorismo e da cooperação com os poderes público e privado. Emerge uma cidadania despolitizada, já que é alheia a discussões globais. A análise com o conceito de APH possibilita concluir que o processo de seleção de determinados significados se efetiva por meio da pedagogia da hegemonia. Determinadas concepções de mundo têm mais força quanto mais um grupo social é capaz de difundi-los como se fossem universais e desassociados de interesses específicos. A construção das concepções de cidadania, educação política e formação cidadã é percebida nessa investigação como um caso exemplar desse processopt_BR
dc.description.abstractThe central objective of this research is to analyze the hegemonic meanings of political action, citizenship, and citizenship education disseminated in Brazil after the 1990s. We argue that a process of repoliticization of the political sphere has taken place, redefining the meanings and practices within this field. The dissemination of these meanings is treated as an exemplary case of disputes over worldviews, marked by power relations, and advanced by the Private Apparatuses of Hegemony (APH). APHs are understood as key agents in the struggle for hegemony, producing and diffusing worldviews that permeate common sense and guide the behavior of broad sectors of society. Politize! is examined as an APH backed by the business sector, oriented toward the political education of subaltern classes. The organization’s digital educational materials constitute the empirical sources for this analysis, acknowledging the widespread use of digital platforms by educators and learners alike. Our focus falls on the organization’s network connections, particularly the Escola da Cidadania Ativa (“Active Citizenship School”) and its leadership training program.Among the specific objectives are identifying the convergences and divergences between the entity’s conceptions and actions and those shaped by the pedagogy of neoliberal hegemony, as well to understand its relationships with public and private power, situating in within in the context of class-based struggles for hegemony. The analysis reveals a network linking the national and international business actors, private organizations, and public authorities, evidencing a strong ability to build consensus and disseminate its worldview. Private associations increasingly assume responsibilities formely attributed to the public sector, without undergoing democratic electoral scrutiny. In the lexicon disseminated by APHs, citizenship is associated with civil society, portrayed as a realm of goodness, harmony, and efficiency, stripped of the conflicts intrinsic to the political arena. A process of delegitimizing politics occurs, marked by the devaluation of the State’s role and the denial of debates related to the macro-social sphere. This delegitimization is subsequentely followed by a repoliticization. Political action is directed toward individual attitudes based on the logic of entrepreneurship and in cooperation with public and private powers. The result is a depoliticized citizenship, detached from broader, global deliberations. By applying the concept of APH, the research allow us to conclude that the selection of particular meanings is carried out via a pedagogy of hegemony. Worldviews gain strength to the extent that a social group succeeds in promoting them as universal and detached from particular interests. The construction of concepts such as citizenship, political education, and citizenship education is understood in this study as a paradigmatic example of this processen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.format.extent123 p.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectPedagogia da hegemoniapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectTerceira Viapt_BR
dc.subjectCitizenshipen_US
dc.subjectCitizenship educationen_US
dc.subjectPedagogy of hegemonyen_US
dc.subjectNeoliberalismen_US
dc.subjectThird Wayen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleAparelhos privados de hegemonia e a disputa da educação política: o caso Politize!pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA FRELLER.pdf671,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.