REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45189
Tipo: Dissertação
Título: A formação docente no Programa de Residência Pedagógica da PUC-SP: desafios e aprendizagens na relação entre professoras experientes e estudantes de Pedagogia em formação
Autor(es): Vörös, Adriana Domingues
Primeiro Orientador: Passos, Laurizete Ferragut
Resumo: Esta dissertação investiga as aprendizagens da docência compartilhadas na relação entre professoras experientes e estudantes de Pedagogia em formação inicial no Programa de Residência Pedagógica da PUC-SP. Com abordagem qualitativa e fundamentada na Análise de Conteúdo de Bardin, foram utilizados documentos institucionais, observações em escola-campo e entrevistas semiestruturadas com as estudantes, professoras experientes da EMEI Neyde Guzzi de Chiacchio e a supervisora institucional do Programa da PUC-SP. O estudo analisa as orientações e devolutivas oferecidas no contexto da residência, discutindo como o compartilhamento de experiências no cotidiano escolar contribui para o desenvolvimento docente das participantes. Também examina os desafios enfrentados pelas professoras da escolacampo e os efeitos provocados pela aplicação inédita do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2024. Os resultados indicam que a residência pedagógica se configura como um território formativo coletivo e situado, no qual saberes acadêmicos e práticas vividas na escola se entrelaçam, promovendo uma docência pautada na escuta, na parceria e na elaboração compartilhada das atividades educativas. Como primeira pesquisa acadêmica dedicada ao PRP no curso de Pedagogia da PUC-SP, este trabalho inaugura uma memória institucional e apresenta contribuições para o aprimoramento das articulações entre universidade e escola na formação inicial de professoras
Abstract: This dissertation investigates the teaching-related learning shared between experienced teachers and Pedagogy students in initial training within the Pedagogical Residency Program (PRP) at PUC-SP. Adopting a qualitative approach and guided by Bardin’s Content Analysis, the research draws on institutional documents, schoolbased observations, and semi-structured interviews with students, experienced teachers from EMEI Neida Guzzi de Chiacchio, and the institutional supervisor at PUCSP. The study examines the pedagogical guidance and formative feedback exchanged throughout the residency, focusing on how the sharing of lived experiences within the school context contributes to the teaching development of participants. It also analyzes challenges encountered by school-based teachers and the impact of the unprecedented implementation of the National Student Performance Exam (Enade) in 2024. The findings suggest that the residency program functions as a collective and situated formative space, where academic knowledge and school-based practices intertwine to promote an approach to teaching grounded in listening, partnership, and collaborative elaboration of educational activities. As the first academic research dedicated to the PRP in the Pedagogy program at PUC-SP, this study inaugurates an institutional memory and offers contributions toward strengthening the coordination between university and school in teacher preparation
Palavras-chave: Programa de residência pedagógica da PUC-SP
Docência compartilhada
Professoras experientes
Estudantes de Pedagogia
Práticas educativas
Pedagogical residency program at PUC-SP
Shared teaching practices
Experienced teachers
Pedagogy students
Educational development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Citação: Vörös, Adriana Domingues. A formação docente no Programa de Residência Pedagógica da PUC-SP: desafios e aprendizagens na relação entre professoras experientes e estudantes de Pedagogia em formação. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45189
Data do documento: 24-Jun-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA DOMINGUES VÖRÖS.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.