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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44225
Tipo: | Tese |
Título: | Atuação da coordenação pedagógica de escolas municipais de São Paulo no período pós pandêmico |
Título(s) alternativo(s): | Performance of the pedagogical coordination of municipal schools in São Paulo in the post-pandemic period |
Autor(es): | Saad, Luísa Fleury Camargo |
Primeiro Orientador: | Ronca, Antonio Carlos Caruso |
Resumo: | Este estudo aborda o impacto da pandemia de COVID-19 na educação pública municipal de São Paulo, com foco na atuação dos Coordenadores Pedagógicos em escolas vinculadas à Diretoria de Ensino Pirituba/Jaraguá. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com os Coordenadores Pedagógicos das unidades escolares que respondem à Diretoria de Ensino Pirituba/Jaraguá - unidade administrativa responsável pela coordenação e acompanhamento das políticas públicas relacionadas à educação das unidades educacionais existentes em sua área de abrangência. Desse modo, esta pesquisa pretendeu analisar a atuação dos coordenadores pedagógicos e identificar as defasagens de aprendizagens ocasionadas pelo período de ensino remoto emergencial. Para analisar as informações coletadas durante as entrevistas, utilizamos a proposta de Análise de Conteúdo. A partir dos relatos dos Coordenadores Pedagógicos, pudemos identificar que, durante dois anos (2020 e 2021), a aprendizagem dos alunos foi negativamente impactada, em virtude de alguns fatores, como: 1) Falta de recursos tecnológicos; 2) Mudança de cidade; e 3) Falta de estrutura para acompanhar às aulas. Os relatos também apontaram a existência de defasagens pedagógicas e a necessidade de realizar ajustes no currículo escolar, com foco em trabalhar a rotina escolar, porque houve uma perda do sentido de frequentar a escola, assim como uma quebra de vínculo com a comunidade escolar. Por fim, verificamos que, por um lado, os Coordenadores Pedagógicos estavam comprometidos com a qualidade do ensino na educação pública; entretanto, por outro lado, havia muito pouco apoio da Prefeitura de São Paulo durante o período de ensino remoto emergencial e no retorno escolar |
Abstract: | This study aims to address the impact of the COVID-19 pandemic on public education in the city of São Paulo, focusing on the work of Pedagogical Coordinators in schools affiliated with the Pirituba/Jaraguá Education Board. Semi-structured interviews were conducted with the Pedagogical Coordinators of the school units that report to the Pirituba/Jaraguá Education Board - an administrative unit responsible for coordinating and monitoring public policies related to education in the educational units in its area of operation. Thus, this research aimed to analyze the work of the pedagogical coordinators and identify the learning gaps caused by the emergency remote teaching in the pandemic. To analyze the data from the interviews conducted, we used the Content Analysis approach. Based on the interviewees' reports, we were able to identify that student learning was negatively impacted in the period from 2020 to 2021 due to some factors, such as: 1) Lack of technological resources; 2) Moving to another city; and 3) Lack of structure to attend classes. The reports also indicated pedagogical gaps and the need to adjust the school curriculum, focusing on working on the school routine, because there was a loss of meaning in attending school and a break in the bond with the school community. Finally, we found that, on the one hand, the Pedagogical Coordinators were committed to the quality of teaching in public education; however, on the other hand, there was very little support from the City of São Paulo during the period of emergency remote teaching and school return |
Palavras-chave: | COVID-19 e recomposição das aprendizagens Ensino Fundamental COVID – 19 and recomposition of learning Elementary School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Saad, Luísa Fleury Camargo. Atuação da coordenação pedagógica de escolas municipais de São Paulo no período pós pandêmico. 2025. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44225 |
Data do documento: | 7-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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