REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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Tipo: Dissertação
Título: Ensinando habilidades de prevenção a sequestro para adolescentes neuro divergentes a partir do Behavioral Skills Training (BST)
Autor(es): Coelho, Caroline Luiza
Primeiro Orientador: Micheletto, Nilza
Resumo: O início da adolescência é um período da vida em que os seres humanos, sejam eles neuro divergentes ou neuro típicos, passam por diversas mudanças desafiadoras nas relações intra e interpessoais. Algumas das dificuldades que pessoas neuro divergentes podem ter são as relacionadas a habilidades sociais necessárias para manutenção de sua própria segurança em situações potencialmente perigosas, como em incêndios, situações de assédio e até sequestros (Mechling, 2008; Gimenes Júnior, 2016). Um dado alarmante é o de que 424,066 adolescentes são sequestrados anualmente desde 2019 (Kutlu e Kurt, 2021), e por conta disso, a população neuro divergente poderia se beneficiar da aprendizagem de estratégias de segurança antissequestro. O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia do ensino através do Behavioral Skills Training (BST) na aprendizagem de três comportamentos de segurança para adolescentes neuro divergentes frente a tentativas de rapto, por meio de replicação sistemática do experimento de Gunby et al. (2010), e verificar se ocorre a generalização de tais comportamentos para outros ambientes e a manutenção destes ao longo do tempo, avaliando também a validade social junto aos adolescentes, cuidadores e aplicadores do procedimento. Os participantes foram dois adolescentes neuro divergentes. O procedimento envolveu testes de rapto durante as fases de linha de base e após o treino, enquanto no ensino foram utilizados os componentes do BST de instrução, vídeo modelação, ensaio comportamental e feedbacks in situ . Durante os testes de rapto e o ensino via BST, os comportamentos de segurança foram pontuados de 0 a 4, representando “0” ter saído com o sequestrador e “4” ter emitido os comportamentos de segurança de recusar-se, sair de perto do raptor e relatar a um adulto confiável da situação passada. Os resultados apontaram que as sessões de BST ensinaram os comportamentos de segurança aos adolescentes, que na linha de base pontuavam de 0 a 2 (eram sequestrados ou no máximo recusavam o chamado), e passaram a pontuar, após o treino, 4 (emitindo todas as topografias ensinadas de comportamento seguro) também em ambientes diferentes do treinado inicialmente e ao longo do tempo, até 1 mês depois da aprendizagem. As variáveis discutidas como relevantes para a alteração dos comportamentos dos participantes para além do processo de ensino foram o ensino de repertório discriminativo de faces conhecidas e desconhecidas dos participantes, a recorrência dos testes de rapto que puderam familiarizar cada vez mais os adolescentes a situações perigosas, o uso de consequências reforçadoras e corretivas para desempenhos respectivamente corretos e incompletos, o uso de diferentes tipos de “iscas” para sequestro, o histórico de reforçamento dos adolescentes e o local de cada teste de rapto. Ademais, apesar das diferenças dos resultados, ambos os participantes aprenderam as respostas anti rapto. A validade social do estudo foi coletada com os adolescentes, seus pais e com os adultos que participaram da pesquisa, e nela os adolescentes relataram achar importante que situações perigosas sejam contadas para pessoas responsáveis, enquanto seus familiares e os adultos confederados adicionaram que aprenderam novas formas de ensinar para além de meramente instruírem vocalmente. Por fim, o presente estudo se propõe a avançar na área de pesquisa de habilidades de segurança anti-rapto ensinadas a adolescentes a partir do BST, realizando mudanças metodológicas citadas em estudos anteriores e aplicando o ensino à população brasileira
Abstract: The onset of adolescence is a period in life where humans, whether neurodivergent or neurotypical, undergo various challenging changes in intrapersonal and interpersonal relationships. Some difficulties that neurodivergent individuals may face are related to the social skills necessary for maintaining their own safety in potentially dangerous situations, such as fires, harassment and even kidnappings (Mechling, 2008; Gimenes Júnior, 2016). An alarming statistic is that 424,066 adolescents are kidnapped annually since 2019 (Kutlu and Kurt, 2021), and due to this, the neurodivergent population could benefit from learning antikidnapping safety strategies. The objective of this study was to evaluate the effectiveness of teaching three kidnap-safety behaviors through Behavioral Skills Training (BST) for neurodivergent adolescents, through a systematic replication of Gunby et al. (2010) experiment, and to verify whether the generalization of such behaviors occurs and their maintenance over time, also assessing social validity among adolescents, caregivers, and the implementers of the procedure. The participants were two neurodivergent adolescents, and data collection was conducted through kidnapping tests during baseline phases and after teaching (that occurred through instruction, video modeling, behavioral rehearsal, and feedback). During the kidnapping tests and teaching via BST, safety behaviors were scored from 0 to 4, with “0” representing being kidnapped and “4” representing the emission of all safety behaviors: refusing, moving away from the kidnapper and reporting the situation to a trusting adult. The results indicated that the BST sessions taught safety behaviors to the adolescents, who previously scored from 0 to 2 (were kidnapped or at most refused the call), and after training, scored 4 (emitting all taught safe behavior topographies) also in different environments from the initially trained and over time, up to one-month post-learning. The variables that were relevant for the change of behaviors among participants beyond the teaching process were the participant´s discriminative repertoires of known and unknown faces, the recurrence of kidnapping tests that increasingly familiarized adolescents with dangerous situations, the use of reinforcing and corrective consequences for correct and incomplete performances, the use of different types of lures for kidnapping, the reinforcement history of rule-following, and the location of each kidnapping test. Moreover, despite the differences in results, both participants learned the anti-kidnapping responses and reported at the end of the study that they found it important for dangerous situations to be reported to known adults. Their family members and the adult confederates of the research found the procedure positively curious, because the teaching format used went beyond "mere instruction" of what should or shouldn’t be done, moving towards behavioral rehearsals and teaching using videos, visual resources, and feedback. Additionally, they describe that similar procedures can also be useful for teaching adolescents how to behave in other dangerous situations, such as those experienced online. Thus, this study aims to advance in the research area of anti-kidnapping safety skills taught to adolescents by the BST procedure through implementing methodological changes cited in previous studies and applying teaching to the Brazilian population
Palavras-chave: Habilidades de segurança
Behavioral Skills Training
Neuro divergência
Autismo
Safety skills
Behavioral Skills Training
Neurodiversity
Autism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Coelho, Caroline Luiza. Ensinando habilidades de prevenção a sequestro para adolescentes neuro divergentes a partir do Behavioral Skills Training (BST). 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44179
Data do documento: 21-Mar-2025
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