REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44161
Tipo: Dissertação
Título: Referenciação e pronomes relativos em interface no ensino de Língua Portuguesa
Autor(es): Santiago, Vanessa Rodrigues Gomes
Primeiro Orientador: Marquesi, Sueli Cristina
Resumo: A presente dissertação tem por tema o uso dos pronomes relativos em interface com o processo de referenciação, em produções textuais de alunos do Ensino Médio. Com base nesse recorte, o trabalho se orientou pelas seguintes perguntas de pesquisa: a) Como os alunos usam os pronomes relativos em suas produções textuais? b) Em que medida a abordagem do processo de referenciação contribui para o entendimento dos relativos na progressão referencial? c) Como os estudos sobre o processo de referenciação podem contribuir para o ensino do pronome relativo nas produções textuais? Isso posto, o objetivo geral foi investigar o uso dos pronomes relativos em produções de textos de alunos do Ensino Médio, no que se refere ao processo de referenciação e à progressão referencial. Para tal, delimitaram-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar, descrever e verificar o emprego dos pronomes relativos em produções textuais de alunos do Ensino Médio. b) analisar e discutir os pronomes relativos à luz do processo de referenciação na progressão referencial. c) a partir dos resultados obtidos, refletir sobre perspectivas para o ensino dos pronomes relativos nas produções textuais. O aparato teórico que subsidiou a investigação constituiu-se de estudos voltados às abordagens dos pronomes relativos nas gramáticas normativa e de uso (Bechara, 2016; Cunha; Cintra, 2007; Neves, 2011; 2018; Travaglia, 1996; 2003). Ademais, consideraram-se as contribuições da Linguística Textual, concernentes à referenciação nos textos (Mondada; Dubois, 1995; 2015; Koch, 2005; 2006; 2008; 2013; 2003; 2020; Marcuschi, 2007; Cavalcante e Cavalcante et al, 2014, 2012, 2013, 2022; Cavalcante; Custódio Filho; Britto, 2014). O corpus desta pesquisa constituiu-se de textos dissertativos-argumentativos de alunos do último ano do Ensino Médio, dos quais emergiram análises sobre o uso dos pronomes relativos no que diz respeito ao processo de referenciação na progressão referencial. Assim, as análises evidenciam perspectivas de um ensino de gramática que considere os usos reais da língua em interface com os estudos da Linguística Textual
Abstract: This dissertation focuses on relative pronouns in interface with the referencing process development in texts written by high school students. Based on this approach, the work was guided by the following research questions: a) How do students use relative pronouns in their textual productions? b) To what extent does the approach to the referencing process contribute to the understanding of relatives in referential progression? c) How can studies on the referencing process contribute to the teaching of relative pronouns in textual productions? The purpose of this study is to investigate the use of relative pronouns in textual productions of high school students, with regard to the referencing process and referential progression. In this direction, the specific objectives are outlined as follows: a) to identify, describe, and verify the use of relative pronouns in the written productions of high school students b) To discuss relative pronouns concerning the process of referencing in referential development c) To discuss some implications for teaching relative pronouns in written productions based on the results obtained. The present research is grounded on studies on relative pronouns in normative and usage-based grammars (Bechara, 2016; Cunha; Cintra, 2007; Neves, 2011; 2018; Travaglia, 1996; 2003). In conjunction, it is supported by Textual Linguistics with regard to referencing in texts (Mondada; Dubois, 1995; 2015; Koch, 2005; 2006; 2008; 2013; 2003; 2020; Marcuschi, 2007; Cavalcante e Cavalcante et al, 2014, 2012, 2013; 2022; Cavalcante; Custódio Filho; Britto, 2014). The corpus for this study are made of argumentative essay texts produced by final-year high school students, from which derivations of analyses of the use of relative pronouns in the process of referencing in referential progression are obtained. Thus, the corpus analysis highlights perspectives on grammar teaching that consider real language usage in conjunction with the studies of Textual Linguistics
Palavras-chave: Pronomes relativos
Referenciação
Produção textual
Ensino Médio
Pronouns
Referencing
Textual productions
High School
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Citação: Santiago, Vanessa Rodrigues Gomes. Referenciação e pronomes relativos em interface no ensino de Língua Portuguesa. 2025. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44161
Data do documento: 24-Mar-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA RODRIGUES GOMES SANTIAGO.pdf5,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.