Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43896
Tipo: | Dissertação |
Título: | Concepções em disputa na curricularização da extensão universitária: uma análise dos Cursos de Serviço Social das Unidades de Formação Acadêmica da Regional Sul II da ABEPSS |
Autor(es): | Silva, Juliana Fracaro da |
Primeiro Orientador: | Degenszajn, Raquel Raichelis |
Resumo: | Esta dissertação aborda a implementação da curricularização da extensão universitária no contexto brasileiro, em resposta à Resolução nº 07 do Ministério da Educação (MEC) de 2018, que estabelece diretrizes para a inclusão da extensão como componente curricular obrigatório nos cursos de ensino superior por meio das Diretrizes para a Curricularização da Extensão Universitária (DCEU) de 2019. Esse processo visou fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva de sua indissociabilidade, com a finalidade de contribuir para a transformação social e a formação profissional qualificada, considerando o papel social da Universidade. O objeto da pesquisa voltou-se para a análise das concepções de extensão universitária presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de Serviço Social que integram a Regional Sul II da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Ressalta-se a dificuldade no acesso aos projetos pedagógicos dos cursos, principalmente das IES privadas. Nesse sentido, pretendeu-se identificar e analisar como as diferentes concepções de extensão estão sendo incorporadas nos projetos curriculares dos cursos de Serviço Social, tanto em universidades públicas quanto privadas; e se elas estão sintonizadas com os princípios defendidos pela ABEPSS e pelo MEC através das DCEU. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, com ampla interlocução com autores de referência na temática, principalmente nas áreas de Educação e Serviço Social. Para o desvendamento crítico do objeto, foram selecionadas as unidades de ensino que integram a Regional Sul II da ABEPSS, cujos cursos já possuíam a curricularização da extensão universitária implementada em seus Projetos Políticos Institucionais (PPIs) e Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Em termos conclusivos, a análise crítica desenvolvida revelou que a mercantilização da educação e o enfraquecimento das universidades públicas, decorrentes das políticas neoliberais desde a década de 1990, comprometem a qualidade e a transformação social esperadas da curricularização da extensão. A implementação dessa prática, nas universidades públicas, é complexa, principalmente pelo impacto do exíguo e incerto financiamento, enquanto nas instituições privadas existe o risco de uma extensão voltada para interesses mercadológicos em detrimento de uma formação crítica e emancipatória. O Serviço Social, com sua tradição de formação crítica e interventiva, possui um papel central neste debate, pois a extensão universitária, ao ser curricularizada, pode se alinhar ou se distanciar do projeto ético-político da profissão. O estudo identificou ainda lacunas nas DCEU que permitirão às instituições de educação mercantis adotar uma concepção divergente da extensão universitária popular defendida pelo Serviço Social. Ao finalizar a dissertação, apresentamos alguns desafios, contradições e recomendações para que o Serviço Social, por meio da ABEPSS, avance juntamente com o coletivo das Unidades de Formação Acadêmica (UFAs), na concretização da curricularização na perspectiva de um projeto de extensão universitária popular |
Abstract: | Esta disertación aborda la implementación de la curricularización de la extensión universitaria en el contexto brasileño, en respuesta a la Resolución nº 07 del Ministerio de Educación (MEC) de 2018, que establece directrices para la inclusión de la extensión como componente curricular obligatorio en la educación superior, cursos a través de los Lineamientos para la Curricularización de la Extensión Universitaria (DCEU) de 2019. Este proceso tuvo como objetivo fortalecer la articulación entre docencia, investigación y extensión, desde la perspectiva de su inseparabilidad, con el propósito de contribuir a la transformación social y la formación profesional calificada, considerando el rol social de la Universidad. El objeto de la investigación se centró en el análisis de los conceptos de extensión universitaria presentes en los proyectos pedagógicos de las carreras de Trabajo Social que forman parte de la Región Sur II de la Asociación Brasileña de Enseñanza e Investigación en Trabajo Social (ABEPSS). En este sentido, se buscó identificar y analizar cómo se están incorporando diferentes concepciones de extensión en los proyectos curriculares de las carreras de Trabajo Social, tanto en las universidades públicas como privadas; y si están en sintonía con los principios defendidos por la ABEPSS y el MEC a través del DCEU. El concepto de extensión universitaria definido por el DCEU se presenta como una práctica educativa que promueve la interacción dialógica entre la universidad y la sociedad, con el objetivo de colaborar para resolver los desafíos sociales presentes en la realidad brasileña, al mismo tiempo que esa relación promueve la transformación de la propia universidad. Para desarrollar el estudio se realizó investigación bibliográfica y documental, con amplio diálogo con autores referentes en el tema, principalmente en las áreas de Educación y Trabajo Social. Para la develación crítica del objeto fueron seleccionadas las unidades docentes que integran la Región Sur II de la ABEPSS, cuyos cursos ya contaban con la curricularización de extensión universitaria implementada en sus Proyectos Políticos Institucionales (PPI) y Proyectos Políticos Pedagógicos (PPP). En términos concluyentes, el análisis crítico desarrollado reveló que la mercantilización de la educación y el debilitamiento de las universidades públicas, resultantes de las políticas neoliberales desde la década de 1990, comprometen la calidad y la transformación social esperadas de la curricularización de la extensión. El concepto de extensión universitaria definido por el DCEU se presenta como una práctica educativa que promueve la interacción dialógica entre la universidad y la sociedad, con el objetivo de colaborar para resolver los desafíos sociales presentes en la realidad brasileña, al mismo tiempo que esa relación promueve la transformación de la propia universidad. Para desarrollar el estudio se realizó investigación bibliográfica y documental, con amplio diálogo con autores referentes en el tema, principalmente en las áreas de Educación y Trabajo Social. Para la develación crítica del objeto fueron seleccionadas las unidades docentes que integran la Región Sur II de la ABEPSS, cuyos cursos ya contaban con la curricularización de extensión universitaria implementada en sus Proyectos Políticos Institucionales (PPI) y Proyectos Políticos Pedagógicos (PPP). En términos concluyentes, el análisis crítico desarrollado reveló que la mercantilización de la educación y el debilitamiento de las universidades públicas, resultantes de las políticas neoliberales desde la década de 1990, comprometen la calidad y la transformación social esperadas de la curricularización de la extensión. La implementación de esta práctica en las universidades públicas es compleja, principalmente por el impacto de una financiación limitada e incierta, mientras que en las privadas se corre el riesgo de una extensión centrada en los intereses del mercado en detrimento de una formación crítica y emancipadora. El Trabajo Social, con su tradición de formación crítica e intervencionista juega un papel central en este debate, ya que la extensión universitaria, cuando se curriculariza, puede alinearse o distanciarse del proyecto ético-político de la carrera. El estudio también identificó lagunas en el DCEU que permitirán a las instituciones educativas comerciales adoptar una concepción divergente de la extensión universitaria popular defendida por el Trabajo Social. Al final de la disertación, presentamos algunos desafíos, contradicciones y recomendaciones para que el Trabajo Social, a través de la ABEPSS, avance junto al colectivo de Unidades Académicas de Formación (UFA), en la implementación de la curricularización desde la perspectiva de un proyecto de extensión universitaria popular |
Palavras-chave: | Extensão universitária Curricularização da extensão Extensão universitária popular Indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão Formação profissional Projeto Ético-Político do serviço social brasileiro Extensión Universitaria Plan de Estudios de Extensión Extensión Universitaria Popular Inseparabilidad de enseñanza/investigación/extensión Formación profesional Proyecto Ético-Político del Trabajo Social Brasileño |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | Silva, Juliana Fracaro da. Concepções em disputa na curricularização da extensão universitária: uma análise dos Cursos de Serviço Social das Unidades de Formação Acadêmica da Regional Sul II da ABEPSS. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43896 |
Data do documento: | 2-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliana Fracaro da Silva.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.