REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42221
Tipo: Tese
Título: Treino para pais de pessoas com TEA: uma análise metodológica e sobre a eficiência e eficácia de estudos primário
Título(s) alternativo(s): Training for parents of people with ASD: An analysis and of the methodology, efficiency, and effectiveness of primary studies
Autor(es): Dutra, Thays Cristina Rodrigues
Primeiro Orientador: Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
Resumo: Revisões recentes em treinamento parental com TEA indicam que há (1) alta relevância social no tema, (2) uma dificuldade de agrupamento dos estudos para análise e (3) ausência de informações nos métodos, o que impacta a análise de sua eficiência. Dada a relevância social do tema em questão, foram realizadas categorizações a partir de duas literaturas recentes para a realização de uma análise metodológica e da eficiência e eficácia em treinamento parental com TEA. Para tanto, foram utilizadas como fontes de identificação de artigos 22 revisões sobre o tema com data de publicação a partir de 2016. Foram identificados, inicialmente, 132 artigos primários; 68 deles foram selecionados para análise metodológica, e, por fim, 12 foram selecionados para a análise da eficiência e eficácia. Identificou-se que há ainda uma baixa qualidade nas descrições metodológicas, mas o procedimento de análise aqui proposto pode ser no futuro utilizado por autores como checklist de descrição de seus artigos sobre treinamento parental com TEA. Dos 12 artigos com informações metodológicas suficientes, todos se demonstraram eficazes para o treinamento parental, mas nem sempre foi possível avaliar a eficiência dos artigos por ausência de descrição do tempo de treinamento. Verifica-se que o BST é a prática mais utilizada em treinamento de pais com TEA, independentemente da subárea de interesse. Alternativas tecnológicas são identificadas como práticas promissoras
Abstract: Recent reviews on parental training in ASD indicate that there is (1) high social relevance to the topic, (2) difficulty in grouping studies for analysis, and (3) a lack of information on the methods impacting the analysis of their efficiency. Given the social relevance of the topic in question, categorizations were conducted using two recent literatures to provide a methodological analysis of the efficiency and effectiveness of parental training in ASD. For this purpose, 22 reviews on the topic with publication date after 2016 were used as sources of article identification. Initially, 132 primary articles were identified; 68 of them were selected for methodological analysis and, finally, 12 were selected for the analysis of efficiency and effectiveness. It was identified that there is still a low quality in the methodological descriptions. However, the analysis procedure proposed here can be used in the future by authors as a checklist to describe their articles on parental training in ASD. Of the 12 articles with sufficient methodological information, all of them proved to be effective for parental training. It was not always possible to evaluate the efficiency of the articles due to the lack of description of the training time. It appears that BST is the most used practice in parent training on ASD, regardless of the sub-area of interest. Technological alternatives are identified as promising practices
Palavras-chave: Treinamento parental
TEA
Análise metodológica
Eficiência
Análise do comportamento
Parental training
ASD
Methodological analysis
Efficiency
Behavior analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Dutra, Thays Cristina Rodrigues. Treino para pais de pessoas com TEA: uma análise metodológica e sobre a eficiência e eficácia de estudos primário. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42221
Data do documento: 21-Jun-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thays Cristina Rodrigues Dutra.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.