REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42215
Tipo: Dissertação
Título: O uso do Assessment Basic Learning Abilities Revised (ABLA-R) como ferramenta para adequação do PEI: um treinamento a professores
Autor(es): Amaral, Valquiria Pucu Wollmann do
Primeiro Orientador: Azoubel, Marcos Spector
Resumo: Diversos estudos mencionam que a adaptação de tarefas e de currículos estão dentre as maiores dificuldades enfrentadas por professores que lecionam para alunos com dificuldades moderadas ou severas de aprendizagem. A avaliação inicial do repertório aluno é uma das condições essenciais ao planejamento de ensino. Ferramentas de avaliação de repertório são frequentemente utilizadas por analistas do comportamento, que atuam com pessoas com distúrbios do desenvolvimento. O protocolo Assessment Basic Learning Abilities Revised (ABLA-R) foi originalmente elaborado para auxiliar professores a avaliarem o repertório discriminativo. Seis professoras que atuam diretamente com alunos com distúrbios de aprendizagem foram submetidas a um programa de treino adaptado da pesquisa de Comessanha e Souza (2021) para aplicação acurada do ABLA-R. Houve ganhos de repertório, mas a maioria das docentes não atingiu critério de aquisição. Também foi objeto do presente estudo avaliar se o treinamento ampliaria o conhecimento sobre a teoria que fundamenta do ABLA-R e se aumentaria a assertividade em relação à seleção de alvos de ensino compatível com o nível testado de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os resultados sugerem não ter havido relação entre o treinamento na aplicação do ABLA-R e a aquisição de repertório teórico teoria ou no aumento da em assertividade na seleção de alvos pedagógicos
Abstract: Several studies mention that adapting tasks and curricula are among the greatest difficulties faced by teachers who teach students with moderate or severe learning difficulties. The initial assessment of the student repertoire is one of the essential conditions for teaching planning. Repertory assessment tools are often used by behavior analysts who work with people with developmental disorders. The Assessment Basic Learning Abilities Revised (ABLA-R) protocol was originally designed to help teachers assess the discriminative repertoire. Six teachers who work directly with students with learning disabilities were subjected to a training program adapted from the research by Comessanha and Souza (2021) for the accurate application of ABLA-R. There were gains in repertoire, but most teachers did not meet the acquisition criteria. It was also the object of the present study to evaluate whether the training would expand knowledge about the theory that underpins ABLA-R and whether it would increase assertiveness in relation to the selection of teaching targets compatible with the tested level of students with learning difficulties. The results suggest that there was no relationship between training in the application of ABLA-R and the acquisition of theoretical repertoire or increased assertiveness in the selection of pedagogical target
Palavras-chave: Educação especial
ABLA-R
Treinamento de professores
PEI
Special education
ABLA-R
Teacher training
PEI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Amaral, Valquiria Pucu Wollmann do. O uso do Assessment Basic Learning Abilities Revised (ABLA-R) como ferramenta para adequação do PEI: um treinamento a professores. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42215
Data do documento: 7-Jun-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valquiria Pucu Wollmann do Amaral.pdf30,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.