REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
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Tipo: Tese
Título: Meninas na medida socioeducativa de internação: vozes do Estado sobre a juventude feminina negra e periférica
Autor(es): Grillo, Nathalí Estevez
Primeiro Orientador: Garcia, Carla Cristina
Resumo: Este trabalho pretende conhecer o que o Estado enuncia sobre uma parcela da juventude feminina negra e periférica brasileira: as meninas que cumprem Medida Socioeducativa de Internação. Aqui, como representantes do Estado, escolhemos duas Encarregadas Técnicas de dois centros femininos de atendimento socioeducativo da Fundação CASA, na capital do estado de São Paulo, ambas com formação em psicologia. Trabalhou-se com uma entrevista de cada Encarregada Técnica, ambas extraídas de outra pesquisa, intitulada Análise da execução das medidas socioeducativas de meninas adolescentes em privação de liberdade (IBAM, 2021). Tais conversas foram realizadas pela mesma pesquisadora desta tese e aconteceram em julho e agosto de 2019. Para essa investigação, partiu-se das Epistemologias Feministas e de conceitos chaves tais quais i) o conhecimento situado, ii) a interseccionalidade, iii) o abolicionismo penal e iv) o antimenorismo para refletir sobre o conteúdo das entrevistas. A metodologia feminista que inspirou esta investigação foi a Historia Vivente uma vez que partiu-se da trajetória de vida e trabalho da pesquisadora como fontes de conhecimento. As reflexões analíticas foram expostas em três eixos: i) Racismo institucional; ii) Desdobramentos da medida por ser menina e iii) A política dos afetos e as expressões da sexualidade. Reforça-se o argumento de que não é possível garantir a Proteção Integral das adolescentes concomitantemente com a existência de espaços de privação de liberdade
Abstract: This work aims to find out what the State enunciates about a section of Brazilian black feminine peripheral youth: the female adolescents who are serving a socio-educational detention order. We have selected two technical managers from two feminine socioeducational facilities of Fundação CASA, located in the capital of the state of São Paulo as representatives of the State. Both of them have a degree in Psychology. One interview of each manager extracted from another research intitled Análise da execução das medidassocioeducativas de meninas adolescentesemprivação de liberdade (IBAM, 2021) was considered. These interviews took place between July and august of 2019 and were carried out by us. The starting points of this investigation were Feminist Epistemologies and concepts such as i) situated knowledge; 11) intersectionality; iii) penal abolitionism; iv) antiunderageism to reflect the content of the interviews. The methodology that inspired it was HistóriaVivente [Living History]. The reflections were divided into three axes: i) institutional racism; ii) consequences of the detention order on account of being a girl and iii) politics of affection and expressions of sexuality. We argue that it is not possible to assure the integral protection of teenagers concomitantly with the existence of spaces of deprivation of liberty
Palavras-chave: Medida socioeducativa de internação
Meninas em cumprimento de medida
Epistemologia feminista
Interseccionalidade
Abolicionismo penal
Socio-educational detention order
Girls serving time
Feminist Epistemology
Intersectionality
Penal abolitionism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Grillo, Nathalí Estevez. Meninas na medida socioeducativa de internação: vozes do Estado sobre a juventude feminina negra e periférica. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42198
Data do documento: 24-Abr-2024
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