REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPiraíno, Bianca Catarino
dc.contributor.advisor1Mello, Cristina Helena Pinto de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6805014673629900pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-05T11:32:36Z-
dc.date.available2024-07-05T11:32:36Z-
dc.date.issued2024-05-28
dc.identifier.citationPiraíno, Bianca Catarino. O impacto da desestatização portuária na competitividade dos portos brasileiros. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42109-
dc.description.resumoOs portos brasileiros sempre desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento econômico do país. Com a promulgação da Lei dos Portos de 1993 e suas revisões subsequentes, surgiram debates sobre quais seriam as melhores práticas de gestão portuária. Através de uma abordagem descritiva e exploratória, o estudo explora a eficiência operacional dos portos brasileiros sob diferentes modelos de gestão, comparando portos públicos tradicionais com os Terminais de Uso Privado (TUPs). A pesquisa se aprofunda no estudo de caso do Porto de Vitória, um exemplo notável de como a desestatização portuária resultou em uma gestão com mais celeridade e uma melhoria significativa na movimentação de cargas. Os resultados indicam que, a desestatização diminuiu burocracias e implementou práticas de gestão que aumentaram a atratividade do porto, no entanto é essencial assegurar que os ganhos de eficiência se alinhem com os objetivos de desenvolvimento econômico e competitividade portuáriapt_BR
dc.description.abstractBrazilian ports have always played a fundamental role in the country's economic development. With the enactment of the Ports Act of 1993 and its subsequent revisions, debates arose about what the best port management practices would be. Through a descriptive and exploratory approach, the study explores the operational efficiency of Brazilian ports under different management models, comparing traditional public ports with Private Use Terminals (TUPs). The research delves into the case study of the Port of Vitória, a notable example of how port privatization led to more expedited management and a significant improvement in cargo movement. The results indicate that privatization reduced bureaucracy and implemented management practices that increased the port's attractiveness; however, it is essential to ensure that efficiency gains align with the goals of economic development and port competitivityen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectGestão portuáriapt_BR
dc.subjectDesestatizaçãopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectPortsen_US
dc.subjectPort managementen_US
dc.subjectPrivatizationen_US
dc.subjectCompetitivityen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleO impacto da desestatização portuária na competitividade dos portos brasileirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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