Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41943| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O papel da criatividade na formação do futuro professor nos cursos de Pedagogia |
| Autor(es): | Silveira, Pryscila Gianotti |
| Primeiro Orientador: | Placco, Vera Maria Nigro de Souza |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo compreender a visão dos estudantes sobre criatividade na educação e investigar se, e de que forma, os cursos de formação em Pedagogia trabalham os conceitos de criatividade em suas disciplinas, na perspectiva dos estudantes. Ao longo da formação acadêmica, é proporcionado aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos, visando suas qualificações como docentes. O enfoque desta pesquisa no Ensino Superior surge da indagação acerca da adequação dessa formação, para a compreensão e promoção da criatividade nos referidos cursos. O referencial teórico foi composto a partir das contribuições de GUILFORD (1950), TORRANCE (1965), ALENCAR (1986) e TORRE (1989), somada a uma pesquisa aprofundada as referências à criatividade presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por se tratar do documento orientador do processo de escolarização básica, na qual, as atividades de ensino precisam ser fundamentadas, para garantir que tais objetivos delineados no referido documento sejam contemplados. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram produzidos por meio de grupo de discussão, composto por estudantes do sétimo e oitavo semestre de Pedagogia, provenientes de cursos universitários de modalidades presenciais e Ensino à distância (E.A.D), localizados em São Paulo. Foram criadas duas categorias para a análise e discussão. Os resultados evidenciaram que, apesar do entendimento adequado acerca do conceito de criatividade, as experiências criativas vivenciadas pelos participantes originam-se, predominantemente, de atuações profissionais ou de experiências durante os estágios, demonstrando que há a necessidade de se explorar a criatividade na formação. No entanto, ainda através dos relatos, é possível afirmar que os professores em formação não são instruídos sobre como interpretar e aplicar a criatividade em suas práticas pedagógicas |
| Abstract: | The present research aims to understand students' perspectives on creativity in education and investigate whether, and how, teacher education programs in Pedagogy address the concepts of creativity in their courses. Throughout their academic training, students are given the opportunity to acquire theoretical and practical knowledge, aiming for their qualifications as teachers. The focus of this research on Higher Education arises from the question about the adequacy of this training, for understanding and promoting creativity in the aforementioned courses. The theoretical framework was composed from the contributions of GUILFORD (1950), TORRANCE (1965), ALENCAR (1986) and TORRE (1989), added to an in-depth research on the references to creativity present in the National Common Curricular Base (BNCC), by This is the guiding document for the basic schooling process, in which teaching activities need to be based, to ensure that the objectives outlined in that document are met. To achieve the proposed objectives, qualitative research was carried out, in which data were produced through a discussion group, composed of students in the seventh and eighth semester of Pedagogy, from university courses with face-to-face and distance learning (E.A.D) modalities. , located in São Paulo. Two categories were created for analysis and discussion. The results showed that, despite adequate understanding of the concept of creativity, the creative experiences experienced by the participants predominantly originate from professional activities or experiences during internships, demonstrating that there is a need to explore creativity in their education. However, even through the reports, it is possible to affirm that teachers in training are not instructed on how to interpret and apply creativity in their pedagogical practices |
| Palavras-chave: | Criatividade Ensino Superior Formação em pedagogia Creativity Higher Education Education in pedagogy |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
| Citação: | Silveira, Pryscila Gianotti. O papel da criatividade na formação do futuro professor nos cursos de Pedagogia. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41943 |
| Data do documento: | 24-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Pryscila Gianotti Silveira.pdf | 722,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

