REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cuidadoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: sobrecarga de cuidados no processo de inclusão/exclusão na rede de educação básica
Autor(es): Gasparini, Amanda Poli
Primeiro Orientador: Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e
Resumo: Este estudo aborda a evolução histórica das concepções de deficiência, destacando a transição do modelo médico para o modelo social. Concentra-se na interseção entre trajetórias de pessoas com Síndrome de Down (SD) e o sistema educacional em São Paulo, explorando desafios e influências históricas da educação inclusiva. Apesar de avanços normativos, as escolas enfrentam questões de exclusão e violações de direitos. A ineficácia da Educação Básica no desenvolvimento de pessoas com SD é um agente promotor da sobrecarga das cuidadoras. Destaca-se a distinção entre integração e inclusão escolar e a presença de assistentes sociais na educação como avanço para estratégias inclusivas. A pesquisa analisa a efetividade das políticas públicas de inclusão educacional para pessoas com SD, sublinhando a urgência de repensar as instituições de ensino para promover uma verdadeira inclusão e uma sociedade mais justa
Abstract: This study addresses the historical evolution of disability concepts, highlighting the transition from the medical model to the social model. It focuses on the intersection of the trajectories of individuals with Down Syndrome (DS) and the educational system in São Paulo, exploring challenges and historical influences of inclusive education. Despite normative advances, schools face issues of exclusion and violations of rights. The ineffectiveness of Basic Education in the development of individuals with DS in São Paulo contributes to caregiver overload. The distinction between school integration and inclusion is emphasized, along with the presence of social workers in education as a step forward for inclusive strategies. The research assesses the effectiveness of public policies for educational inclusion of individuals with DS, emphasizing the urgency to rethink educational institutions to promote true inclusion and a fairer society
Palavras-chave: Síndrome de Down
Exclusão-inclusão escolar
Cuidadoras
Sobrecarga
Serviço social na educação
Down Syndrome
School exclusion-inclusion
Caregiver
Overload
Social service in education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Serviço Social
Citação: Gasparini, Amanda Poli. Cuidadoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: sobrecarga de cuidados no processo de inclusão/exclusão na rede de educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41721
Data do documento: 13-Dez-2023
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