REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41273
Tipo: Tese
Título: O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo
Autor(es): Guerreiro, Giovanni Pampolha
Primeiro Orientador: Sass, Odair
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o potencial formativo do livro-reportagem adotando como fonte primária a obra Plano de Ataque, de Ivan Sant’Anna. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo com base em características textuais do objeto, além de uma interpretação dos estímulos apresentados na obra selecionada. A pesquisa propõe um esboço crítico sobre os rastros deixados pela forma com que o jornalismo de fôlego relata eventos históricos como os atentados de 11 de setembro de 2001, sob a ótica da formação e da pseudoformação. Os resultados analisados com base em conceitos básicos da Teoria Crítica da Sociedade apontaram para um formato com potencial formativo, sob o entendimento de que o livro-reportagem está sob a lógica da Indústria Cultural. Assim, entende-se que os padrões imanentes do livro-reportagem podem ser elos entre comunicação e educação, objetividade e subjetividade
Abstract: This research was carried out with the aim of investigating the formative potential of the non-fiction novel by adopting Plano de Ataque, by Ivan Sant’Anna, as primary source. To this end, a content analysis was carried out based on textual characteristics of the object, in addition to an interpretation based on what the selected book stimulates. The research proposes a critical outline about traces of the way in which narrative journalism reports historical events like the attacks of September 11th, 2001, using the optics of formation and pseudoformation. The results analyzed through basic concepts of the Critical Theory of Society point to a format with both formative potential, with the understanding that the non-fiction novel is under the logic of the Culture Industry. So, it’s understood that the immanent patterns of the non-fiction novel can be unexplored links between communication and education, objectivity and subjectivity
Palavras-chave: Educação
Livro-reportagem
Jornalismo
Formação
Indústria Cultural
Education
Non-fiction novel
Journalism
Formation
Culture Industry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Guerreiro, Giovanni Pampolha. O potencial formativo do livro-reportagem: plano de ataque e os padrões da história narrada pelo jornalismo. 2024. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41273
Data do documento: 8-Mar-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovanni Pampolha Guerreiro.pdf843,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.