REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeconi, Samantha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3115117432024381pt_BR
dc.contributor.advisor1Véras, Maura Pardini Bicudo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378577743839256pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-02T14:01:55Z-
dc.date.available2024-04-02T14:01:55Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationMeconi, Samantha. Educação infantil, atendimento das infâncias migrantes haitianas, num contexto periférico e em tempos de pandemia. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41210-
dc.description.resumoEste resumo apresenta uma pesquisa sobre a Educação infantil e o atendimento das infâncias migrantes haitianas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) das redes diretas e conveniadas da Rede Municipal de Educação de São Paulo, num contexto periférico e em tempos de pandemia, que pretendeu contribuir para uma compreensão acerca da educação e dos cuidados oferecidos aos bebês e às crianças migrantes nos espaços coletivos e públicos de Educação Infantil e para a pesquisa com bebês e crianças. O estudo analisou como os cuidados e a educação de bebês e crianças migrantes são observados nos documentos legislativos da Educação Infantil Paulista, que orientam as práticas pedagógicas atuais nos Centros de Educação Infantil das redes diretas e conveniadas da cidade de São Paulo. A presente pesquisa também buscou narrar como foi o atendimento de bebês e crianças migrantes haitianas durante o período de pandemia e o início do retorno presencial. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que teve como estratégias a análise documental e a observação participante, buscando examinar a conformidade das práticas observadas nos CEIs em relação às diretrizes estabelecidas nos documentos normativos, especialmente o Currículo da Cidade: Povos Migrantes. O referencial teórico para esta pesquisa foi constituído por autores que analisam e discutem questões sobre migrações e sobre a Sociologia da Infância. Foi observado como as representações visuais da população migrante, a diversidade cultural e a promoção da valorização da identidade migrante nos ambientes educacionais estavam presentes no cotidiano dos CEIs. Ao analisar os objetivos e os dados coletados, pode-se concluir que, exceto pela tradução dos bilhetes, utilizando o Google Tradutor e uma festa das nações, não foram observadas ações curriculares significativas para promover a integração da cultura migrante nos Centros de Educação Infantil (CEIs)pt_BR
dc.description.abstractThis abstract presents a research on Early Childhood Education and the care provided to Haitian migrant children in the Child Education Centers (CEIs) of both direct and affiliated networks within the Municipal Education System of São Paulo. This study explores a peripheral context and the challenges faced during the pandemic, aiming to contribute to the understanding of the education and care offered to infants and migrant children in collective and public Early Childhood Education spaces, as well as to the broader research involving infants and children. The research analyzes how the care and education of migrant infants and children are addressed in the legislative documents of São Paulo's Early Childhood Education, guiding current pedagogical practices in the CEIs of both direct and affiliated networks in the city of São Paulo. This study also recounts the experiences of caring for Haitian migrant infants and children during the pandemic and the initial phase of the return to in-person education. It is a qualitative study that employs document analysis and participant observation as strategies to examine the alignment of observed practices in CEIs with the guidelines established in normative documents, particularly the City Curriculum - Migrant Peoples. The theoretical framework for this research was made up of authors who analyze and discuss issues of migration and the sociology of childhood. It was observed how visual representations of the migrant population, cultural diversity and the promotion of migrant identity in educational environments were present in the daily life of CEIs. By analyzing the objectives and the data collected, it can be concluded that, except for the translation of tickets using Google Translate and a festival of nations, no significant curricular actions were observed to promote the integration of migrant culture in the Early Childhood Education Centers (CEIs)en_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMigração e Educação Infantilpt_BR
dc.subjectPesquisa com bebês e criançaspt_BR
dc.subjectSociologia da Infânciapt_BR
dc.subjectMigration and Early Childhood Educationen_US
dc.subjectResearch with Infants and Childrenen_US
dc.subjectSociology of childhooden_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleEducação infantil, atendimento das infâncias migrantes haitianas, num contexto periférico e em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeEarly childhood education, care for Haitian migrant infancies in a peripheral context, and in times of pandemicen_US
dc.typeTesept_BR
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