Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Mikaelen Caroline de | |
dc.contributor.advisor1 | Bonelli, Valério Vitor | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2340862846944738 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T14:33:07Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T14:33:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-16 | |
dc.identifier.citation | Brito, Mikaelen Caroline de. Saúde mental na contabilidade visando alunos negros. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41097 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a questão da saúde mental de alunos negros no contexto da contabilidade, destacando os desafios enfrentados por esses estudantes em sua jornada acadêmica. A diversidade étnica e cultural do Brasil, embora rica, muitas vezes resulta em pressões e expectativas prejudiciais, especialmente para alunos pertencentes a minorias étnicas. A discriminação racial, a falta de representatividade e a pressão acadêmica podem impactar significativamente o bem-estar psicológico desses alunos. A educação contábil é uma área de estudo intensiva e competitiva, que pode exercer pressão sobre a saúde mental dos estudantes. Essas barreiras podem aumentar o risco de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e suicídio. O trabalho destaca a importância de políticas de inclusão no ensino superior, como o ProUni e o FIES, mas também enfatiza que a inclusão no ensino superior é apenas o primeiro passo. O estudo aponta que a desigualdade persiste no ambiente acadêmico, com práticas discriminatórias afetando o desempenho dos estudantes. Além disso, evidencia a escassez de pesquisa sobre a saúde mental de alunos negros na contabilidade, apesar da relevância do assunto. Como resultado, o trabalho propõe uma análise mais aprofundada dos fatores psicológicos que afetam o sucesso acadêmico e sugere que as instituições de ensino contábil adotem estratégias de apoio que considerem a saúde mental como um componente essencial para a inclusão e o sucesso de todos os alunos. Em suma, este trabalho destaca a necessidade premente de reconhecer e abordar os desafios enfrentados por alunos negros na contabilidade em relação à saúde mental, promovendo um ambiente mais inclusivo e igualitário no ensino superior e na profissão contábil | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Alunos negros | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.title | Saúde mental na contabilidade visando alunos negros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf_mikaelen caroline de.pdf | 552,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.