REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Mikaelen Caroline de
dc.contributor.advisor1Bonelli, Valério Vitor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2340862846944738pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-26T14:33:07Z-
dc.date.available2024-02-26T14:33:07Z-
dc.date.issued2023-11-16
dc.identifier.citationBrito, Mikaelen Caroline de. Saúde mental na contabilidade visando alunos negros. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41097-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a questão da saúde mental de alunos negros no contexto da contabilidade, destacando os desafios enfrentados por esses estudantes em sua jornada acadêmica. A diversidade étnica e cultural do Brasil, embora rica, muitas vezes resulta em pressões e expectativas prejudiciais, especialmente para alunos pertencentes a minorias étnicas. A discriminação racial, a falta de representatividade e a pressão acadêmica podem impactar significativamente o bem-estar psicológico desses alunos. A educação contábil é uma área de estudo intensiva e competitiva, que pode exercer pressão sobre a saúde mental dos estudantes. Essas barreiras podem aumentar o risco de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e suicídio. O trabalho destaca a importância de políticas de inclusão no ensino superior, como o ProUni e o FIES, mas também enfatiza que a inclusão no ensino superior é apenas o primeiro passo. O estudo aponta que a desigualdade persiste no ambiente acadêmico, com práticas discriminatórias afetando o desempenho dos estudantes. Além disso, evidencia a escassez de pesquisa sobre a saúde mental de alunos negros na contabilidade, apesar da relevância do assunto. Como resultado, o trabalho propõe uma análise mais aprofundada dos fatores psicológicos que afetam o sucesso acadêmico e sugere que as instituições de ensino contábil adotem estratégias de apoio que considerem a saúde mental como um componente essencial para a inclusão e o sucesso de todos os alunos. Em suma, este trabalho destaca a necessidade premente de reconhecer e abordar os desafios enfrentados por alunos negros na contabilidade em relação à saúde mental, promovendo um ambiente mais inclusivo e igualitário no ensino superior e na profissão contábilpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAlunos negrospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleSaúde mental na contabilidade visando alunos negrospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf_mikaelen caroline de.pdf552,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.