REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorSampietri, Carolina Presenza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9585468951372802pt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, José Geraldo Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7661176986869406pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-27T20:59:14Z-
dc.date.available2024-01-27T20:59:14Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationSampietri, Carolina Presenza. As relações entre a educação infantil e educação especial: balanço tendencial das dissertações e teses (2013 a 2021). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40880-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo analisar as principais tendências de investigação sobre as relações entre educação infantil e a educação especial, expressas pelas dissertações e teses brasileiras publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), de 2013 a 2021. Para tanto, utilizamos o resumo de cada uma das pesquisas. Na medida em que essa produção não pode ser considerada como a mais avançada nesse campo, mas como expressão dos programas de pós-graduação em que foram defendidas, delimitou-se como indicadores as origens institucionais, a localização geográfica, seus temas e focos, assim como os procedimentos de pesquisa utilizados. Esta investigação se apoia nas contribuições do materialismo cultural de Raymond Williams (2011), tendo em vista a “tradição seletiva” e os significados e práticas enfatizados ou excluídos dos trabalhos publicados em determinado período. Verificou-se a predominância de pesquisas qualitativas de mestrado acadêmico defendidas por instituições de ensino federais, localizadas na região sudeste brasileira. O campo temático mais abordado foi a Prática Pedagógica, em trabalhos que tratavam tanto da deficiência como da educação infantil de maneira abrangente, tendo a pesquisa de campo como procedimento de pesquisa. Os instrumentos de pesquisa utilizados com maior frequência foram a entrevista e a observação, tendo como principais fontes os professores e os alunos. Foi possível, a partir das investigações realizadas na presente pesquisa, compreender o cenário da pesquisa educacional brasileira envolvendo as relações entre educação especial e educação infantil, seus avanços e os problemas que ainda persistempt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze the main trends in research regarding the relationship between early childhood education and special education, as expressed in Brazilian dissertations and theses published in the Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) "The Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination of Superior Level Staff Improvement", under the Ministry of Education (MEC), from 2013 to 2021. Recognizing that this body of work may not represent the most advanced in this field but rather reflects the graduate studies programs where they were defended, we delineated indicators such as institutional origins, geographical locations, themes, focuses, as well as research methodologies employed. This investigation draws upon the contributions of cultural materialism by Raymond Williams (2011), considering the "selective tradition" and the meanings and practices emphasized or excluded in works published during a specific period. It was observed that qualitative research conducted at academic master's level from federal educational institutions in the southeastern region of Brazil predominated. The most addressed thematic area was Educational Practice, encompassing comprehensive studies on both disability and early childhood education, with field research as the primary research approach. Research instruments used included interviews and observations, with teachers and students being the primary sources. Through the investigations conducted in this research, it became possible to comprehend the landscape of Brazilian educational research concerning the relationship between special education and early childhood education, its advancements, and the persistent challengesen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen_US
dc.subjectSpecial educationen_US
dc.subjectEducational researchen_US
dc.subjectThesesen_US
dc.subjectDissertationsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs relações entre a educação infantil e educação especial: balanço tendencial das dissertações e teses (2013 a 2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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