REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40841
Tipo: Dissertação
Título: A intertextualidade e a interdiscursividade em Procura-se Lobo
Título(s) alternativo(s): Intertextuality and interdiscursivity in wolf search
Autor(es): Gallego, Paula Gardenia Lucena
Primeiro Orientador: Lucas, Fábio Roberto
Resumo: A partir de uma leitura de Procura-se Lobo (2005), de Ana Maria Machado, o presente estudo intenta refletir sobre as diferentes formas de textos e discursos nos quais o lobo literário se faz presente, analisando sua potência literária e suas relações com diversos gêneros discursivos e culturas. Sua importância se justifica ao observamos que, apesar de ser um personagem bastante conhecido ao longo do tempo em muitas culturas como a nossa, escassos são ainda os estudos que se dedicam especificamente a pensar a potencialidade desse personagem. Partir dessa questão e traçar uma reflexão sobre o papel desempenhado pelo personagem do lobo levanos a alguns questionamentos fundamentais para esta pesquisa: Como a figura do lobo é representada em Procura-se Lobo, de Ana Maria Machado, considerando as categorias de intertextualidade e interdiscursividade? Como essa obra mostra-se relevante e contribui significativamente para o “resgate” do lobo como importante figura literária na atual literatura infanto-juvenil brasileira? Nosso trabalho possui duas hipóteses principais, ambas relacionadas aos problemas de pesquisa resumidos nas perguntas expostas. A primeira é que, na confecção do livro Procura-se Lobo, a autora emprega dois recursos estético-linguísticos relevantes para a estruturação da obra e sua configuração estilística: a intertextualidade e a interdiscursividade. A segunda hipótese infere que as categorias de intertextualidade e interdiscursividade são importantes para a valorização do lobo como personagem central na narrativa em análise, tornando-o uma referência imprescindível para a configuração do livro como um texto literário voltado ao público infantil e juvenil. Nosso objetivo é estudar como o livro Procura-se Lobo apresenta o personagem do lobo em suas “variantes” literárias, culturais e discursivas, além de compará-lo com a figura do lobo como animal, destacando as diferentes possibilidades de recepção do texto, na articulação de estudos e pesquisas dos referenciais teóricos de Julia kristeva, Mikhail Bakhtin, Bruno Bettelheim, Diana Navas, Jacques Derrida, Beth Brait e Sigmund Freud
Abstract: Based on a reading of Procura-se Lobo, by Ana Maria Machado, this study aims to reflect on the different forms of texts and discourses in which the literary wolf is present, analyzing its literary power and its relationship with various discursive genres and cultures. Its importance is justified by the fact that, despite being a well-known character throughout time in many cultures such as ours, there are still few studies dedicated specifically to thinking about the potential of this character. Starting from this question and reflecting on the role played by the character of the wolf leads us to some fundamental questions for this research: how is the figure of the wolf represented in Procura-se Lobo, by Ana Maria Machado, considering the categories of intertextuality and interdiscursivity? How does this work prove to be relevant and contribute significantly to the "rescue" of the wolf as an important literary figure in current Brazilian children's literature? Our work has two main hypotheses, both related to the research problems summarized in the questions above. Firstly, in the making of the book Procura-se Lobo, the author employs two aesthetic-linguistic resources that are relevant to the structuring of the work and its stylistic configuration: intertextuality and interdiscursivity; secondly, the categories of intertextuality and interdiscursivity are important for the valorization of the wolf as a central character in the narrative under analysis, making it an essential reference for the configuration of the book as a literary text aimed at children and young people. Our aim is to study how the book Procura-se Lobo, by Ana Maria Machado, presents the character of the wolf in its literary, cultural and discursive "variants", as well as comparing it with the figure of the wolf as an animal, highlighting the different possibilities of reception of this text
Palavras-chave: Lobo
Literatura
Intertextualidade
Interdiscursividade
Ana Maria Machado
Wolf
Literature
Intertextuality
Interdiscursivity
Ana Maria Machado
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Gallego, Paula Gardenia Lucena. A intertextualidade e a interdiscursividade em Procura-se Lobo. 2023. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40841
Data do documento: 17-Nov-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Gardenia Lucena Gallego.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.