REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCintra, Patrícia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590798149647755pt_BR
dc.contributor.advisor1Liberali, Fernanda Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0046483605366023pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-27T20:58:35Z-
dc.date.available2024-01-27T20:58:35Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationCintra, Patrícia. A escrevivência de docentes: um processo de reflexão sobre a elaboração de currículo. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40773-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar como os professores envolvidos na escrita de um currículo, durante a elaboração de material didático, posicionam-se como sujeitos autorais, fazendo-o a partir da intersecção de seus estudos e, principalmente, das vivências e experiências. O currículo é um espaço de lutas e poder (APPLE, 1982), por isso, compreender o contexto de forças e interesses que gravitam em torno dele é essencial para entender as escolhas que estão presentes e que respondem: para que, para quem e a favor de quem o currículo foi pensado. Nesse sentido, procurou-se responder como foi construído um currículo colaborativo, com foco no desenvolvimento de sujeitos sensíveis às desigualdades sociais, que discutiu as conexões históricas e decoloniais, acolheu múltiplos olhares, incluindo vozes diversas e singulares (como vozes indígenas e negras), em busca de abrir brechas (WALSH, 2020). A produção dos dados foi feita ao longo da escrita de um capítulo no qual as professoras descrevem e refletem sobre a escrita do material didático destinado aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada na cidade de São Paulo, Brasil. A fundamentação teórica teve base no entendimento do sofrimento ético-político (SAWAIA, 1999) no âmbito profissional, visando entender o papel do conatus (ESPINOSA, 1983) e o conceito de escrevivência (EVARISTO, 1996) colaborativa que busca por um currículo desencapsulado (LIBERALI, 2019), com potencialidade de resistência e abertura por caminhos para a construção de uma sociedade mais equitativa. Buscando promover uma transformação deliberada dos contextos e nas pessoas envolvidas foi utilizada a metodologia da pesquisa crítica de colaboração (LIBERALI; MAGALHÃES, 2004). A pesquisa pretendeu demonstrar, pela análise de conteúdo, o exercício de observar desafiando as certezas da própria observação, mostrando como essas escreventes de sua vivência podem entender-se como pesquisadoras (P. FREIRE, 1996). Compreendeu-se que um processo de escrevivência colaborativa pode apontar para a viabilidade de inclusão de conteúdos sensíveis no currículo, em busca da transformação da sociedade mediante uma ação engajada dessas docentespt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to investigate how teachers involved in the writing of a curriculum during the preparation of didactic material position themselves as authorial subjects, doing so from the intersection of their studies and, mainly, their personal and professional experiences. The curriculum is a space of struggles and power. (APPLE, 1982). Understanding the context of forces and interests that gravitate around it is essential for understanding the choices that are present and the answers it provides: for what and for whom the curriculum is designed. In this sense, we sought to answer how a collaborative curriculum was proposed, focusing on the development of subjects sensitive to social inequalities, which discussed historical and decolonial connections, welcomed multiple perspectives, including diverse and singular voices (such as indigenous and black voices), seeking to open new possibilities (WALSH, 2020). The data was obtained throughout the writing of the chapter analyzed, in which teachers describe and reflect on the writing of the didactic material for students of the initial years of elementary school in a private school in the city of São Paulo, Brazil. The theoretical rationale was based on the understanding of ethical-political suffering (SAWAIA, 1999) in the professional sphere. We sought to understand the role of conatus (ESPINOSA, 1983), and the concept of collaborative writing (EVARISTO, 1996) that seeks an unencapsulated curriculum (LIBERALI, 2019) with the potential for resistance and opening up ways to build a more equitable society. The method of critical collaborative research was used seeking to promote a deliberate transformation of contexts and people involved (LIBERALI; MAGALHÃES, 2004). The research aims to show through the content analysis, the exercise of observing by challenging one's own certainties observation, showing how these writers of their experience can understand each other as researchers. (P. FREIRE, 1996). We understand how the process of collaborative writing points to the feasibility of content inclusion of sensitive subjects in the curriculum, in search of the transformation of society, from the action engaged of these teachersen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo engajadopt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectColaboração críticapt_BR
dc.subjectGretaspt_BR
dc.subjectEngaged curriculumen_US
dc.subjectWritingen_US
dc.subjectCritical collaborationen_US
dc.subjectCracksen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleA escrevivência de docentes: um processo de reflexão sobre a elaboração de currículopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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