REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jonathan José dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6591132444314562pt_BR
dc.contributor.advisor1Saul, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1924505851256944pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-27T20:58:27Z-
dc.date.available2024-01-27T20:58:27Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationSantos, Jonathan José dos. O sentido da alfabetização para professores alfabetizadores da Rede Municipal de São Paulo na vigência do currículo da cidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40746-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar o sentido que os professores da rede municipal de São Paulo atribuem à alfabetização na vigência do Currículo da Cidade e quais são suas práticas, de modo a propor apontamentos que permitirão anunciar uma proposta de formação de professores à luz dos pressupostos da alfabetização crítica da Pedagogia de Paulo Freire. O trabalho assumiu a abordagem qualitativa, apoiada em Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (1994) e Chizzotti (2000), e lançou mão da entrevista semiestruturada e da análise de documentos institucionais e da unidade escolar para a coleta de evidências. Os sujeitos da pesquisa foram professores atuantes em classes do ciclo de alfabetização de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo localizada na zona sul da cidade. Essa unidade foi especialmente escolhida por apresentar resultados satisfatórios na alfabetização dos alunos. Os dados revelados nas entrevistas e no estudo dos documentos evidenciaram que os professores não participaram do processo de elaboração do Currículo da Cidade, consideraram essa proposta de difícil compreensão e não tiveram formação para trabalhar com o documento da Secretaria Municipal de Educação para Língua Portuguesa. As práticas de alfabetização desenvolvidas pelas professoras priorizam atividades sobre o sistema de escrita, baseadas em métodos (sintético ou analítico) oriundos de outras experiências de trabalho que essas professoras tiveram em anos acumulados de formação. Verificou-se, também, que o Currículo da Cidade se distancia fortemente da perspectiva da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire. Diante das evidências, este estudo propôs apontamentos à formação docente sobre alfabetização à luz dos pressupostos da alfabetização crítica, na perspectiva de Paulo Freirept_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the meaning teachers attribute to literacy while using the Curriculum of the City of São Paulo and what their practices are to propose suggestions to announce a teacher training based on the propositions of Paulo Freire’s critical literacy pedagogy. Qualitative approach was used, based on Lüdke & André (1986), Bogdan & Biklen (1994) and Chizzotti (2000). Data collection used semi structured interviews and analysis of institutional and school documents. The participants were teachers who work in literacy classes at a public school located in the south zone of the city of São Paulo. This school was especially chosen because it showed satisfactory results in students’ literacy. Data provided by the interviews and documental analysis showed that the teachers did not take part in the elaboration of the Curriculum of The City, which they consider to be a proposition of difficult comprehension. They also did not receive any training to learn how to work with the document proposed by the Education Department of the City. Literacy practices developed by the teachers prioritize activities about the language system based on synthetic or analytical methods learned in previous teaching and training experiences. It was also verified that the Curriculum of the City is largely detached from the perspective of critical literacy proposed by Paulo Freire. In face of such evidence, this study proposed suggestions for teacher training about literacy based on Paulo Freire’s critical literacy propositionsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo da cidade de São Paulopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLiteracyen_US
dc.subjectCurriculum of the city of São Pauloen_US
dc.subjectPaulo Freireen_US
dc.subjectTeacher trainingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO sentido da alfabetização para professores alfabetizadores da Rede Municipal de São Paulo na vigência do currículo da cidadept_BR
dc.title.alternativeThe meaning of literacy for teachers using the Curriculum of the City of São Pauloen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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