REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40735
Tipo: Tese
Título: Sucesso, resistência e censura: amor e politização popular através da trajetória e obra de Odair José (década de 1970)
Autor(es): Sedano, Eder Aparecido Ferreira
Primeiro Orientador: Matos, Maria Izilda Santos de
Resumo: A presente tese tem como objetivo recuperar e discutir a trajetória e obra do cantor e compositor Odair José, assim como as representações do cotidiano e dos setores populares nelas presente. Pretende-se também questionar o impacto da indústria fonográfica e dos órgãos de censura no repertório do artista, além de se problematizar as formas de engajamento e politização em sua produção. A princípio, serão pesquisadas a trajetória de vida, a carreira e a produção artística de Odair, além do impacto causado pelas tendências mercadológicas e institucionais repressivas, observando-se as representações do cotidiano popular nelas contidas – a experiência de sujeitos comuns ainda pouco focalizados pela historiografia, entre eles empregadas domésticas, prostitutas, filhos de pais separados, mulheres desquitadas, homossexuais, entre outros atores sociais. Para Odair, ao narrar o cotidiano desses protagonistas, sua atividade como compositor se assemelhava à de um narrador musical. A década de 1970 se constituiu como um momento meteórico de sua carreira, quando ele se consolidou como um dos maiores vendedores de discos do país e, em contraponto, foi considerado imoral e subversivo por setores conservadores e pela Censura do governo militar, constando entre os músicos mais censurados do período. Além da marcação cerrada da Censura, Odair teve de enfrentar o preconceito das elites intelectuais, de alguns artistas e do público das canções engajadas da MPB, que utilizavam os termos “brega” e “cafona” para inferiorizar sua produção. Utilizando um corpo documental variado, que inclui documentos da censura, letras de canções, fontes jornalísticas e orais, busca-se contribuir para o desenvolvimento dos campos de estudo História e Música e História do Cotidiano, que se inserem no arcabouço mais amplo da História Cultural. Além disso, pretende-se colaborar para o processo de descentralização dos sujeitos históricos, recuperando experiências cotidianas de setores populares excluídos e marginalizados
Abstract: The purpose of this Thesis is to recover and discuss the career and work of singer-songwriter Odair José, as well as the representations of everyday life and the popular sectors present in them. It is also intended to question the impact of the recording industry and censorship bodies on the artist's repertoire, as well as to problematize the forms of engagement and politicization in his production. At first, Odair's life trajectory, career, and artistic production will be researched, as well as the impact caused by repressive market and institutional trends, observing the representations of popular daily life contained therein (the experience of common subjects still little focused on by historiography, including domestic workers, prostitutes, children of separated parents, divorced women, homosexuals, among other social agents). For Odair, in narrating the daily lives of these protagonists, his activity as a composer resembled that of a musical narrator. The 1970s was a meteoric moment in his career when he established himself as one of the biggest record sellers in the country, but at the same time he was considered immoral and subversive by conservative sectors, and the military government's Censorship, and was among the most censored musicians of the period. In addition to the Censorship's tight grip, Odair had to face the prejudice of the intellectual elites, some artists, and the public of the MPB's (Popular Brazilian Music) engaged songs, who used the terms "tacky" and "corny" to inferiorize his production. Using a varied body of documentation, including censorship documents, song lyrics, and journalistic and oral sources, the purpose is to contribute to the development of the History and Music and History of Everyday Life fields of study, which are part of the broader framework of Cultural History. In addition, the purpose is to contribute to the process of decentralization of historical individuals, recovering the everyday life experiences of excluded and marginalized popular sectors
Palavras-chave: Odair José
Música brega
Censura
Cotidiano
Engajamento
Classes populares
Resistência
Subjetividade criativa
Odair José
Brega music
Censorship
Everyday life
Engagement
Popular classes
Resistance
Creative subjectivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Sedano, Eder Aparecido Ferreira. Sucesso, resistência e censura: amor e politização popular através da trajetória e obra de Odair José (década de 1970). 2023. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40735
Data do documento: 15-Dez-2023
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