Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40055
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso de rubricas como instrumento pedagógico no percurso de ensino-aprendizagem e avaliação formativa |
Título(s) alternativo(s): | Using rubrics as a pedagogical instrument for teaching-learning and formative assessment processes |
Autor(es): | Borges, Carla Renata de Souza Teixeira |
Primeiro Orientador: | Gimenes, Nelson Antonio Simão |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o uso de rubricas na sala de aula e sua utilização no processo de avaliação formativa. O foco da pesquisa foi a prática pedagógica. A partir desse recorte, surge a necessidade de compreender melhor esse instrumento e suas características. Com os achados teóricos, principalmente em Língua Inglesa, compreendeu-se a importância de ampliar a reflexão promovida por esses autores, realizando uma revisão da literatura. A partir deste estudo, foi possível aprofundar os saberes sobre a definição, aplicabilidade e produção desse instrumento para a sala de aula, além de compreender melhor seu uso nos processos de avaliação discente e docente e no percurso de ensino e aprendizagem. Para ampliar o entendimento sobre as vantagens do uso das rubricas, foi necessário estabelecer relações sobre as ações cognitivas realizadas pelos alunos no processo de metacognição e autorregulação, além de estabelecer as bases da avaliação de sala de aula e da avaliação formativa. Foi possível compreender que, mais do que o instrumento em si, é a compreensão da prática pedagógica e de suas perspectivas que leva ao uso formativo desse instrumento. Ao mesmo tempo, o entendimento sobre os parâmetros sobre os quais se constitui a rubrica, auxilia os docentes em direção a uma prática pedagógica mais formativa e reflexiva, dando espaço, principalmente, para a atuação dos alunos nesse percurso. A sala de aula, assim, pode ser um espaço para a promoção de ações que tornam o aprender um processo dialógico, e as rubricas podem exercer um importante papel para a consolidação dessa perspectiva |
Abstract: | The present work aimed to expand the knowledge about using rubrics in the classroom and the formative assessment process. The research focus was pedagogical practice and, from this cut, the need to better understand this instrument and its characteristics emerged. With the theoretical findings mainly in English Language, it was understood the need to expand the reflection promoted by these authors, conducting a literature review. From this study it was possible to deepen the knowledge about the definition, applicability, and production of this instrument for the classroom. In addition, it was possible to better understand its use in the student and teacher evaluation processes and in the teaching and learning process. To broaden the understanding about the advantages of the use of rubrics, it was necessary to establish relationships about the cognitive actions performed by students in the process of metacognition and self-regulation, in addition to establishing the bases of classroom assessment and formative assessment. It was possible to understand that, more than the instrument itself, it is the understanding of pedagogical practice and its perspectives that leads to the formative use of this instrument. At the same time, the understanding of the parameters that constitute the rubric makes it possible to transform teaching practice into a more formative and reflective model, making room mainly for the students' performance in this journey. The classroom can be a place for promotion of actions that make learning a dialogical process, and the rubrics can play an important role in consolidating this perspective |
Palavras-chave: | Rubricas Avaliação Avaliação Formativa Formação de professores Rubrics Evaluation Formative assessment Professional development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Borges, Carla Renata de Souza Teixeira. O uso de rubricas como instrumento pedagógico no percurso de ensino-aprendizagem e avaliação formativa. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40055 |
Data do documento: | 13-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Renata de Souza Teixeira Borges.pdf | 969,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.