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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959
Tipo: | Tese |
Título: | IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames |
Autor(es): | Fusaro, Alberto Cabral |
Primeiro Orientador: | Santaella, Lucia |
Resumo: | Nossa pesquisa se enquadra em um segmento do ramo de estudos de Inteligência Artificial, mais especificamente o das IAs Fracas, investigando o modo como são utilizadas no desenvolvimento de games – jogos que operam em uma plataforma de tecnologia eletrônica. Focalizamos a investigação no modo como um conjunto de agentes de IA, gerando ilusões distintas, sejam de inteligência, de afeto, de realismo ou outra, participam de um sistema ilusório em equilíbrio com cada elemento de game em sua justa medida para formar uma ilusão suficiente, um efeito resultante da interação triádica entre o jogador, o contexto do jogar (gameplay) e o game, no qual se forma um espaço virtual de realidade imersiva de modo que a experiência do jogar e as emoções resultantes são reais |
Abstract: | Our investigation fits into a branch of Artificial Intelligence research, namely the Weak AIs subset, aiming to figure out the way that these AIs are applied in videogames development – we call it just “games”, referring to all games that run on any form of electronics platform. Our focus bears on how a set of AI agents, generating different illusions, whether of intelligence, affection, realism and so on, participate in an illusory system in balance with each game element in its fair measure to form a sufficient illusion, an effect resulting from the triadic interaction between the player, the gameplay and the game, in which a virtual space of immersive reality is formed, so the experience of playing and the resulting emotions are real |
Palavras-chave: | Inteligência artificial Games Aprendizagem de máquina Simulação comportamental Ilusão Artificial intelligence Games Machine learning Behavioral simulation Illusion |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Fusaro, Alberto Cabral. IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames. 19/0. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 19/0. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959 |
Data do documento: | 19-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Alberto Cabral Fusaro.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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